logotipo operacional.pt

VÍDEO-REPORTAGEM: TRANSPOSIÇÃO DO RIO TEJO DURANTE EXERCÍCIO “ORION 15”

Por • 11 Jun , 2015 • Categoria: 03. REPORTAGEM, EM DESTAQUE Print Print

O Operacional foi assistir no passado dia 30 de Maio, junto ao Castelo de Almourol, à operação de transposição do Rio Tejo que parte das forças empenhadas no exercício “Orion 15” executou para prosseguir a sua missão. Aqui fica a vídeo-reportagem.

Esta reportagem do Operacional marca também, da nossa parte, o uso mais frequente de um "drone" para, esperamos, tornar as reportagens mais completas e aliciantes.

Esta reportagem do Operacional marca também, da nossa parte, o uso mais frequente de um “drone” para, esperamos, tornar as reportagens mais completas e aliciantes.

Só para situar a acção concreta no contexto do exercício, que foi objecto do artigo ENGENHARIA MILITAR TESTA CAPACIDADES, diremos, em linhas muito gerais, que o 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas da Brigada de Intervenção, equipado com viaturas Pandur II 8X8, e o Posto de Comando Táctico do exercício, com viaturas M-113 e M-577A2 da Brigada Mecanizada, se deslocavam numa “marcha para o contacto” (ou seja íam deliberadamente à procura do inimigo), para o atacar, havendo por isso a necessidade de transpor rapidamente os obstáculos que surgissem, neste caso um de grandes dimensões como o rio Tejo. Fique claro, como ensinam os manuais militares, que a transposição em si não é a finalidade principal da operação, essa é, colocar a força de combate em condições de atacar e derrotar a força opositora. Mas…sem os meios e competências da Engenharia, neste caso da Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia n.º 1 (Tancos, onde até há muito pouco tempo estava a Escola Prática de Engenharia, e onde historicamente sempre têm estado os “pontoneiros” portugueses), a força combatente ficaria bloqueada.

Veja aqui a VÍDEO-REPORTAGEM: TRANSPOSIÇÃO DO RIO TEJO DURANTE EXERCÍCIO “ORION 15”

Leia mais no Operacional sobre o exercício “Orion 15”: EXÉRCITO PREPARA-SE PARA GRANDES EXERCÍCIOS MULTINACIONAIS

"Tagged" como: , , ,

Comentários não disponíveis.