logotipo operacional.pt

PORTUGAL COMANDA FORÇAS EUROPEIAS

Por • 6 Set , 2010 • Categoria: 01. NOTÍCIAS Print Print

Assume no próximo dia 23 de Setembro o comando da EUROFOR, o Major-General Martins Ferreira. Outra força europeia, a EUROMARFOR, também está sob comando português, do Vice-Almirante Saldanha Lopes. Enquanto a EUROMARFOR se mantém activa em exercícios no Mediterrâneo prevendo novas operações reais, Martins Ferreira na EUROFOR irá preparar o comando Battle Group 2011-2 que contará com forte empenhamento nacional.

O Major-General Martins Ferreira foi comandante da Brigada de Intervenção entre 2006 e 2010

O Major-General Martins Ferreira foi comandante da Brigada de Intervenção entre 2006 e 2010.

A EUROFOR cujo Quartel-general está instalado em Florença (Itália) é constituída por quadros e forças de 4 países (Espanha, França Itália, e Portugal), sendo alguns dos cargos de ocupação rotativa. É o caso do comandante, cabendo agora a Portugal esta nomeação, em substituição de um oficial general francês.
O Major-General Martins Ferreira foi indigitado em representação de Portugal, nos termos da lei, por decreto do Presidente da República (de 21 de Julho de 2010) sob proposta do Governo, formulada após iniciativa do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e aprovada pelo Conselho Superior de Defesa Nacional.
Segundo o Tenente-coronel Francisco Leandro, porta-voz da EUROFOR, Marc Bertucchi que agora termina o seu comando “…deu corpo a um conjunto de realizações das quais se destacam: a implementação de um novo e mais moderno ciclo de treino, a melhoria da eficiência operacional da EUROFOR através da renovação do seu posto de comando, a melhoria do sistema de controlo de gestão de recursos e, a transformação e modernização do Training and Coordenation Center”. Segundo a mesma fonte também ao general francês se devem a criação de condições “para que a EUROFOR fosse aceite, como organização líder do European Union Battle Group, durante o segundo semestre de 2011“.

Marc Bertucchi do Exército Francês comandou a EUROFOR desde 19 de Setembro de 2008.

Marc Bertucchi do Exército Francês comandou a EUROFOR desde 19 de Setembro de 2008, tendo como Chefe de Estado-Maior o Major-General Agostinho Costa do Exército Português.

O Exército Português mantém em permanência oficiais e sargentos no Quartel-General da EUROFOR em Florença, sendo que alguns lugares são fixos (sempre desempenhados por portugueses) e outros rotativos, como o Comandante da força e o seu Chefe de Estado-Maior.

O Exército Português mantém em permanência oficiais e sargentos no Quartel-General da EUROFOR em Florença, sendo que alguns lugares são fixos (sempre desempenhados por portugueses) e outros rotativos, como o Comandante da força e o seu Chefe de Estado-Maior.

O Quartel-General da EUROFOR, além das suas instalações fixas em Florença, pode ser projectado para assumir o comando de uma operação real.

O Quartel-General da EUROFOR, além das suas instalações fixas em Florença, pode ser projectado para assumir o comando de uma operação real. Desde 1996 a EUROFOR já actuou na Albânia em 2000, FYROM (Macedónia) em 2003 e Bósnia-Herzegovina em 2006.

Este Battle Group deverá incluir cerca de 1.500 militares das 4 nacionalidades da EUROFOR e terá um enorme empenhamento nacional: prevê-se um batalhão de Infantaria “Pandur”, do Exército; 1 Grupo de Controlo Aéreo Táctico, aeronaves C-130 e EH-101 da Força Aérea.
Desde a sua activação em 1996 esta é a segunda vez que cabe a Portugal assumir este comando, a primeira foi em 2002-2004 pelo Tenente-General Nelson Santos.

EUROMARFOR
Neste momento um oficial general da Marinha Portuguesa, o Vice-Almirante Saldanha Lopes, comanda a EUROMARFOR, Força Naval Europeia composta pelos mesmos 4 países, dando-se assim a coincidência de Portugal assumir em simultâneo o comando das destas duas forças multinacionais europeias.

O Vice-Almirante Saldanha Lopes, Comandante Naval da Marinha Portuguesa, é até Setembro de 2011 o comandante de outra força europeia, a EUROMARFOR

O Vice-Almirante Saldanha Lopes, Comandante Naval da Marinha Portuguesa, é até Setembro de 2011, o comandante de outra força europeia, a EUROMARFOR

O Vice-Almirante Saldanha Lopes mantém este comando até Setembro de 2011 e o navio almirante da força é actualmente a fragata NRP “Bartolomeu Dias”.
Nesta força naval o comando também é rotativo, sendo também esta a segunda vez que um oficial da Marinha Portuguesa o desempenha. O primeiro foi o Vice-Almirante Reis Rodrigues em 1998/1999.

Desde a sua criação em 1995 a EUROMARFOR foi diversas vezes activada quer para exercícios quer para operações reais. Considerando apenas estas últimas esta força já esteve activada 42 meses, assim distribuídos:

Operação “Coherent Behaviour” (Mediterrâneo Oriental) de 01OUT a 30NOV2002 (2 meses)

Operação “Resolute Behaviour” (Oceano Índico) de 14JAN2003 a 12DEC1005 (28 meses)

Operação “Impartial Behaviour” (Mediterrâneo Oriental – Costa do Líbano) de 29FEV2008 a 28FEV2009 (12 meses).

O NRP "Bartolomeu Dias" é neste momento o navio almirante da EUROMARFOR, encontrando-se no Mediterrâneo no exercicio

O NRP "Bartolomeu Dias" é neste momento o navio almirante da EUROMARFOR, encontrando-se no Mediterrâneo no exercício da Marinha Francesa "Olives Noires 10" no Mar Mediterrâneo.

No "Olives Noires 10" a "Bartolomeu Dias" lidera uma "Task Force" composta por mais 4 navios (2 franceses, 1 espanhol e 1 italiano)

No "Olives Noires 10" a "Bartolomeu Dias" lidera uma "Task Force" composta por mais 4 navios (2 franceses, 1 espanhol e 1 italiano)

Quer saber mais sobre a EUROFOR? Clique aqui!
Quer saber mais sobre a EUROMARFOR? Clique aqui!

Quer ler artigos sobre a EUROFOR no “Operacional” ? Clique em:
EUROFOR – One Force for Europe, One Flag for Peace
EUROFOR ASSINALA 15º ANIVERSÁRIO DA DECLARAÇÃO DE LISBOA
EUROFOR BULLETIN
EXERCICIO “FIESOLE 2009″

Quer ler artigos sobre a EUROMARFOR no “Operacional”? Clique em:
NAVIOS DA EUROMARFOR EM LISBOA
VISITA AO N.R.P “BARTOLOMEU DIAS”

Quer saber mais sobre o exercício “Olives Noires”? Clique aqui.

"Tagged" como: , , ,

Comentários não disponíveis.