logotipo operacional.pt

O EXÉRCITO PORTUGUÊS NOS CAMINHOS DA PAZ 1989-2005

Por • 14 Abr , 2009 • Categoria: 08. JÁ LEMOS E... Print Print

1-caminhos-da-paz

Publicado em 2005 pelo Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, este livro compila muita informação dispersa sobre as missões de apoio à paz levadas a cabo por este ramo das Forças Armadas, e revela muitos elementos que dificilmente hoje se encontram disponíveis ao público.
Com prefácio do então Presidente da República, Jorge Sampaio, a obra têm os seguintes capítulos:
– Avaliar, agir e transformar – um dever e uma obrigação;
– Do Exército para o mundo o Exército em missão de paz;
– Empenhamento operacional no âmbito da Aliança Atlântica;
– Participação nas acções de apoio à paz da União Europeia;
– Ao serviço da Organização das Nações Unidas;
– Na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa;
– O Exército em missões externas de âmbito Nacional;
– O testemunho do empenhamento do Exército nos Órgãos de Comunicação Social;
– Aprontamento, projecção e sustentação logística;
– Pela paz;
– Elevar Portugal;
– Fita do tempo;
– Armorial das Forças Nacionais Destacadas.

Aqui estão as missões mais conhecidas...

Aqui estão as missões mais conhecidas...

Trata-se sem dúvida de uma obra de referência nesta matéria sobretudo do ponto de vista do rigor da informação e da sua sistematização. Todas as missões que o Exército cumpriu no exterior, das mais conhecidas e mediáticas aquelas que em boa verdade quase só quem nelas participou as conhece, estão aqui presentes.

...mas também muitas que passaram depercebidas.

...mas também muitas que passaram depercebidas.

Muitas das fotografias que abundam neste livro são inéditas porque foram cedidas pelos militares que participaram nas missões, e revelam muitas aspectos interessantes dos uniformes e armamento usado às viaturas. Sendo certo que neste campo algumas das imagens não são de elevada qualidade como as que também ilustram o livro e provêem dos serviços audiovisuais, têm o mérito de deixar um registo histórico.
A informação disponibilizada para cada missão é naturalmente muito diferente mas dá sempre uma ideia da inserção institucional da força, ou dos elementos portugueses na operação em causa, alguns antecedentes, os efectivos empenhados e uma ideia geral daquilo que se fez no terreno e do modo de actuação.

Muitas das "Armas" das unidades expedicionárias foram criadas especialmente para essas missões

Muitas das "Armas" das unidades expedicionárias foram criadas especialmente para essas missões

Diversos elementos estatísticos são apresentados e bem assim como uma útil fita de tempo das várias missões que nos fornece uma panorâmica geral das missões ao longo de 15 anos.
Parte muito completa ainda a dedicada ao armorial onde se podem consultar as “armas”, vulgo “brasões”, de todas as unidades empenhadas e as respectivas descrições heráldicas.
Tem ainda um capítulo que explica o “funcionamento” de uma missão tipo, da preparação à sua manutenção no terreno e um outro dedicado aos mortos em missão.
Trata-se sem dúvida de uma obra que se recomenda a quem se interessa pelo estudo das missões de paz, do Exército, tendo sempre presente que se trata de um documento oficial, factual, no qual não se inserem análises críticas às missões em causa.

Esta obra foi coordenada pelo tenente-coronel de António Ramalhôa Cavaleiro, à data chefe da Secção de Cooperação Militar e Alianças do Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército, coadjuvado pelos majores Luís Afonso Calmeiro e José Tavares Magro. O design foi da responsabilidade de Inês Sequeira Galvão.

Trata-se de um livro em formato 24×30, totalmente a cores, com 250 páginas e teve uma tiragem de 1.500 exemplares. Estas obras do Exército estão habitualmente à venda no “Casão Militar” (Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento), no Campo de Santa Clara em Lisboa e na Rua da Boavista n.º 16 no Porto.

O relacionamento com os jornalistas no decorrer das missões também tem um capítulo dedicado

O relacionamento com os jornalistas no decorrer das missões também tem um capítulo dedicado.



"Tagged" como: , , , ,

Comentários não disponíveis.