logotipo operacional.pt

FORÇAS PORTUGUESAS NO IRAQUE, DEZEMBRO de 2016

Por • 15 Dez , 2016 • Categoria: EM DESTAQUE Print Print

As Forças Nacionais Destacadas de Portugal no Iraque, agora provenientes da Brigada Mecanizada, continuam a sua actividade em Besmayah, formando militares e polícias. Parte dos iraquianos que agora combatem em Mossul contra o Daesh, também foram treinados por militares portugueses, em cumprimento das opções políticas de Portugal, juntando-se ao combate da comunidade internacional para derrotar o auto-denominado “Estado Islâmico”.

Em Besmayah / Iraque, espanhóis, portugueses, britânicos e americanos não formam só militares mas também a policia de fronteiras do Iraque. O blindado 4X4 na imagem é um RG-31 Mk5E espanhol.

Em Besmayah / Iraque, espanhóis, portugueses, britânicos e americanos não formam só militares mas também a polícia de fronteiras do Iraque. O blindado 4×4 na imagem é um RG-31 Mk5E do contingente espanhol.

Socorrendo-nos mais uma vez das informações divulgadas pelo Estado-Maior de Defesa de Espanha – realçando apenas as noticias em que a participação portuguesa é referida – aqui ficam algumas das notícias e imagens que nos dão uma ideia do que fazem os nossos militares no Iraque. Recorda-se que ali estão, desde Maio de 2015, em cumprimento da decisão política do Estado Português de integrar a Coligação Internacional que ajuda o governo do Iraque a derrotar os grupos terroristas que actuam neste país, nomeadamente o conhecido por Daesh.

Base “Gran Capitán” foi a designação adoptada pelo contingente espanhol para o Building Partner Capability (BPC) da Coligação Internacional que lidera. Este centro de formação também adopta por vezes a designação Task Force Besmayah, e inclui contingentes de Espanha, Portugal, Reino Unido e EUA.

A Transferência de Autoridade entre os dois Contingentes espanhóis fez-se na presença de forças de Portugal, Reino Unido, EUA e Espanha.

A Transferência de Autoridade entre os dois Contingentes espanhóis fez-se na presença de forças de Portugal, Reino Unido, EUA e Espanha.

Cerimónia militar em Besmayah. Um militar português e um britânico transportam a coroa de flores na homenagem aos mortos perante a formatura de todos os contingentes da "Task Force Besmayah".

Um militar português e um britânico transportam a coroa de flores na homenagem aos mortos perante a formatura de todos os contingentes da “Task Force Besmayah”.

Transferência de Autoridade no Contingente Espanhol

Foi no final de Novembro, já com o 4.º Contingente Nacional em Besmayah, que a força espanhola foi substituída. Chegou o seu 5.º Contingente, constituído maioritariamente por forças dos “Regulares de Mellila”, partiu o que integrava maioritariamente forças do “Regimiento de Lusitania n.º 8”. Na cerimónia que teve lugar estiveram presentes o Embaixador de Espanha no Iraque, José María Ferré de la Peña, e General de Brigada (US Army) William Turner, Deputy Commanding General – Support,  Combined Joint Forces Land Component Command.

«…En la parada militar han formado los contingentes españoles entrante y saliente, y las unidades de Portugal, el Reino Unido y los Estados Unidos que, bajo liderazgo español, forman la Task Force Besmayah. Tras recibir los honores de ordenanza reglamentarios, el embajador Ferré de la Peña ha pasado revista a la formación, acompañado por el coronel Vázquez de Prada. En las palabras que el jefe de la nueva fuerza ha dirigido a sus hombres – en inglés, portugués y español- el coronel Castilla ha asegurado que, “al igual que el resto de los países que integran la coalición, los componentes de la Task Force Besmayah estamos comprometidos con apoyar al gobierno de Iraq en todo lo que sea necesario hasta conseguir la total restitución de un ambiente seguro”… …En esas palabras de encomio ha coincidido el general estadounidense William Turner, quien ha puesto en valor las condiciones de dureza en que han sido instruidas las Brigadas 37, 36 y 34 y los grandes resultados que han obtenido cuando han tenido que enfrentarse al DAESH.

El acto militar ha finalizado con un acto de homenaje a los caídos en el que los guiones de las unidades españolas han sido acompañados por dos portacoronas, uno de nacionalidad británica y otro portuguesa…».

A actual força espanhola no Iraque pertence na sua grande maioria à “Comandancia General de Melilla” (a cidade/enclave espanhol no Norte de África), em especial ao  “Grupo de Regulares nº 52”, incluindo ainda pessoal proveniente da “Comandancia General de Baleares”, da “Agrupación Logística nº 61” (Valladolid), do “Mando de Operaciones Especiales”, do “Regimiento de Especialidades de Ingenieros nº 11” (Salamanca), e outras unidades do Exército, do “Escuadrón de Zapadores Paracaidistas” (Operações Especiais) da Força Aérea, da “Fuerza Naval Especial” (Operações Especiais) da Infantaria de Marinha (Fuzileiros) e da Guarda Real.  

Da esquerda, o Embaixador de Espanha no Iraque, o Comandante da Base "Gran Capitán" e o Comandante do 4.º Contingente Nacional das Forças Armadas Portuguesas na operação "Inherent Resolve".

Da esquerda, o Embaixador de Espanha no Iraque, o Comandante da Base “Gran Capitán” e o Comandante do 4.º Contingente Nacional das Forças Armadas Portuguesas na operação “Inherent Resolve”.

Embaixador de Espanha no Iraque visita Besmayah

Aproveitando as comemorações dos dias dos patronos (em Espanha) da Artilharia, Infantaria e da Força Aérea, respectivamente, Santa Bárbara, Imaculada Conceição e Nossa Senhora do Loreto, deslocou-se à Base “Gran Capitán” o embaixador de Espanha no Iraque, José María Ferré de la Peña. Na ocasião o Contingente Espanhol assinalou também o 38.º aniversário da aprovação da Constituição de Espanha, a qual, institucionalizou o regresso ao regime democrático e a integração na OTAN.

Estando em curso um curto período em que a anterior unidade iraquiana que ali foi treinada seguiu para as suas missões e a próxima ainda não tinha chegado, organizaram-se algumas competições desportivas (ver noticia seguinte), que se designaram Besmayah Spartan Race, e incluíram, entre outros, los juegos cuarteleros, una competición de crossfit y un campeonato de vóley playa.

«…Junto a los militares españoles, han formado sus colegas portugueses, británicos y norteamericanos que han estado acompañados de una representación de personal diplomático y de seguridad destacado en la legación de nuestro país en Bagdad.

En su alocución a los presentes, el embajador Ferré de la Peña ha señalado que “en la era de la globalización, la soberanía e independencia no se defienden sólo en el territorio nacional ante posibles agresiones que surjan en su proximidad, si no que se defienden lejos de nuestras fronteras y en colaboración con nuestros aliados”. Refiriéndose a las Fuerzas Armadas de nuestro país afirmó, a su vez, que “integradas en la OTAN, gracias a nuestra Constitución, han alcanzado un gran nivel de preparación y profesionalidad y están muy bien dispuestas para cumplir con el compromiso adquirido por España en Irak”…»

O general de brigada Ángel Castilla Trillo, comandante do Contingente Espanhol no Iraque, usando da palavra também se referiu aos países aliados que ali cumprem a sua missão: «…Por encima de nuestras cualidades diferenciadoras como el arma, la nacionalidad, el credo religioso o incluso el género, está la cualidad más importante de todas. Esa cualidad no nos diferencia sino que nos unifica. Aquí, todos estamos dispuestos a cumplir con nuestro deber por encima de cualquier dificultad, incluso a costa de nuestras vidas. Aquí, todos somos soldados...».

A actividade desportiva, alguma bem "rústica", é sempre uma preocupação para qualquer força empenhada neste tipo de missões.

A actividade desportiva, alguma bem “rústica”, é sempre uma preocupação para qualquer força empenhada neste tipo de missões.

O material desportivo que permitiu realizar este torneio (rede, bolas oficiais, etc) veio de Melilla!

O material desportivo que permitiu realizar este torneio (rede, bolas oficiais, etc) veio de Melilla!

Portugueses organizam torneio de voleibol de praia com material espanhol

O Clube de Voleibol de Melilla ofereceu diverso material desportivo que permitiu uma melhor ocupação dos tempos livres dos militares da Coligação Internacional a operar em Besmayah, na Base “Gran Capitán”, a saber, espanhóis, portugueses, ingleses e americanos.

No inicio de Dezembro, antes das datas em que ali se assinalaram os dias festivos dos padroeiros (espanhóis) da Artilharia – Santa Bárbara –, Infantaria – Imaculada Conceição – e da Aviação – Nossa Senhora do Loreto – as diferentes nacionalidades da Task Force Besmayah empenharam-se nesta actividade desportiva.

Organizada pelos militares da nossa Brigada Mecanizada, a “taça” acabou por ser entregue à Unidade Logística 24 do Exército Espanhol.

Foi mais uma jornada para estimular uma saudável ocupação dos tempos livres, algo muito importante nestas circunstâncias em que os militares passam meses em espaços confinados e num ambiente de segurança algo delicado.

O M-1 é um dos carros de combate que o Exército do Iraque tem empregue nas suas operações contra o Daesh.

O M-1 de origem EUA é um dos carros de combate que o Exército do Iraque tem empregue nas suas operações contra o Daesh. Dois oficiais portugueses garantem agora a ligação entre a Escola de Blindados e a “Task Force Besmayah”.

General espanhol e oficiais portugueses na Escola de Blindados

O comandante do contingente espanhol em Besmayah e dois oficiais portugueses visitaram a Escola de Blindados do Exército Iraquiano, que se encontra relativamente perto da Base “Gran Capitán”

Na reunião que manteve com o General Thaer Qasim Mohammed Al Hachimi, o general espanhol abordou temas ligados às respectivas actuais de cooperação entre as duas entidades e ao que se poderá desenvolver no futuro, nomeadamente o apoio que o BPC de Besmayah poderá fornecer a este centro de instrução.

«…el general Castilla ha puesto en valor la importancia que las unidades instruidas en la escuela, algunas de ellas con apoyo español, han tenido y están teniendo en los combates que se libran en el norte de Irak, y ha remarcado que, a pesar de que el futuro inmediato de los equipos de instructores españoles se centrará la mejora de las capacidades de la Policía de Fronteras iraquí, la Escuela Acorazada puede contar con todo el apoyo y toda la ayuda que se pueda prestar desde la Task Force Besmayah…»

Prevendo-se um aumento do apoio espanhol, nomeadamente através de um reforço no número de instrutores, ficou também decidido que serão os dois oficiais portugueses os responsáveis pela ligação entre esta unidade iraquiana e o BPC Besmayah

Durante a visita foi possível ver os blindados M-1 Abrahams, T-55 y T-72 e M-113 que ali estão ao serviço e solicitado pelo general iraquiano ao general espanhol, apoio técnico em termos de especialista em mecânica e armamento para estes meios blindados.

A informação pública (Public Affairs) aqui produzida tem uma vertente interna, outra para a força multinacional e ainda outra, talvez a mais relevante, para a opinião pública em Espanha.

A informação pública (Public Affairs) aqui produzida tem uma vertente interna, outra para a força multinacional e ainda outra, talvez a mais relevante, para a opinião pública em Espanha.

Informação pública da “Task Force Besmayah”

A célula de informação pública que funciona na Base “Gran Capitán”, acaba de apresentar a sua “insígnia” para reforçar a imagem da unidade no conjunto das forças da coligação internacional envolvidas na operação Inherent Resolve. Mas além de ter uma finalidade “interna” – no âmbito da força multinacional – tem claramente uma estratégia de comunicação destinada ao público espanhol, através das iniciativas com órgãos de comunicação social de Espanha – públicos  e privados – e produtos próprios como alimentar a página internet do Estado Mayor de Defensa e outras plataformas, sendo este vídeo sobre o Natal mais um exemplo: Navidad en Besmayah

«…La oficina de información pública (Public Affairs Office) de la fuerza española en Iraq ha diseñado un emblema identificativo que le dará mayor visibilidad dentro de la Task Force que lidera – compuesta además por militares de Portugal, Reino Unido y los Estados Unidos- y que le permitirá, a su vez, reforzar la imagen de la propia agrupación dentro de la cadena de comunicación de la coalición multinacional contra el DAESH…»

Aqui fica a explicação para os elementos que constituem o novo símbolo:

«…En su centro, y en calidad de elemento principal del conjunto se sitúa un mercurio alado que porta un caduceo, una vara rodeada de dos serpientes enroscadas, símbolo del equilibrio entre fuerzas antagónicas, perfecto icono de la dificultad que en tantos escenarios representa la información pública en operaciones.

El dios mercurio de la mitología romana, Hermes para los griegos, era considerado el heraldo de los dioses y, por tanto, se creía que le adornaban las virtudes de la elocuencia, de la discreción, la prudencia y habilidad para las relaciones sociales. La imagen del mercurio alado se sitúa, junto con la leyenda Public Affairs dentro de la corona de laurel y las tres estrellas de cinco puntas que proceden del emblema de la operación Inherent Resolve…»

A célula de informação pública da Task Force Besmayah é composta por um oficial e um sargento espanhóis e uma sargento dos EUA. 

A Polícia de Fronteira do Iraque como se compreende tem uma vertente militar muito marcada e a sua formação, em alguns aspectos, não difere da ministrada ao Exército.

A Polícia de Fronteira do Iraque como se compreende tem uma vertente militar muito marcada e a sua formação, em alguns aspectos, não difere da ministrada ao Exército.

Cerimónia final da instrução ministrada à Polícia de Fronteira.

Cerimónia final da instrução ministrada à Polícia de Fronteira.

Polícia de Fronteira formada em Besmayah

No final do mês de Novembro terminaram em Besmayah a sua formação dois batalhões da Policia de Fronteiras do Iraque, para a qual contribuíram equipas de instrutores espanhóis e portugueses.

As matérias ministradas incluíram, entre outras, combate corpo a corpo, tiro de armamento individual e colectivo (metralhadora, canhão sem recuo, lança-granadas e morteiros), controlo de pontos sensíveis por unidades de escalão, secção, pelotão e companhia e combate em áreas urbanizadas.

No decurso desta formação o comando da Policia de Fronteiras do Iraque visitou Besmayah para se inteirar do desenrolar das actividades de instrução do seu pessoal.

«… El teniente general Hamid Abdallah Emhamed, jefe de la Policía de Fronteras, y el general de división Hazaa Emhamed Abbas, jefe de la 5ª división de este cuerpo, han visitado el complejo de entrenamiento donde realizan su trabajo los instructores españoles para supervisar cómo se desarrollan las tareas de entrenamiento que se han llevado a cabo, a diario, durante los últimos meses… …han tenido ocasión de intercambiar impresiones sobre el periodo de instrucción que ahora finaliza y también de planificar cómo se producirán las próximas incorporaciones de nuevas unidades de policía de fronteras que serán entrenadas por el contingente español y por sus colegas portugueses, británicos y estadounidenses…»

A atenção da comunicação social espanhola pela missão no Iraque, tem sido permanente, não só através dos OCS públicos como alguns privados, sempre, como se compreende dadas as condições do local, com o apoio dos militares espanhóis.

A atenção da comunicação social espanhola pela missão no Iraque, tem sido constante, não só através dos OCS públicos como alguns privados, sempre, como se compreende dadas as condições do local, com o apoio dos militares espanhóis.

Rádio COPE no Iraque

O Programa “La tarde” da rádio COPE, dirigido pelo jornalista Ángel Expósito fez uma emissão com os militares espanhóis em Besmayah, Bagdad e Taji, num estúdio improvisado em Bagdad, no local onde estão as Operações Especiais do contingente espanhol uma dependência do Baghdad Diplomatic Support Center.

«…el equipo de la COPE quiso acercarse a la realidad que vive la comunidad española en este país, prestando una particular atención a la más numerosa, el contingente militar que forma el quinto relevo de la operación “Apoyo a Iraq” integrado en Inherent Resolve…»

Durante a sua intervenção o comandante da Base “Gran Capitán” «…señaló la importancia que han tenido las brigadas instruidas por los equipos españoles en la ofensiva contra Mosul y la importancia de seguir adiestrando tanto a militares como a policías iraquíes para que este país pueda librarse, de una vez por todas, de la amenaza del DAESH. Un testimonio, de primera mano, acerca de cómo se realizan dichas tareas de entrenamiento, lo prestó la teniente Cristina Gutiérrez Cordero, integrada en uno de los equipos de instrucción. Del mismo modo, el teniente coronel Maximiliano Espinar Lamadrid explicó cuáles son las técnicas y procedimientos en los que se adiestra a las fuerzas de operaciones especiales iraquíes, mientras que el sargento primero Iñaki Serrano Abán detalló cuáles son los cometidos de la unidad de protección que presta servicio a las tropas desplegadas en Besmayah…»

Comandante da componente terrestre da operação “Inherent Resolve” visita Besmayah

O Major-General Joseph Martin (US Army) Commanding General Combined Joint Forces Land Component Command, visitou a Base “Gran Capitán” e o campo de manobras anexo para se inteirar do trabalho ali realizado na formação do Exército e da Polícia de Fronteiras do Iraque  «…que llevan a cabo los militares españoles, junto con sus homólogos de Portugal, Reino Unido y los Estados Unidos… …El propio Joseph Martin se ha encargado, personalmente, de entregar a los nuevos titulados el certificado que les acredita como zapadores de combate. Advertido de quien había sido el número uno de la promoción, el jefe del componente terrestre de “Inherent Resolve” se ha quitado su parche de brazo, con el número 1 que corresponde a la Primera División de Infantería del Ejército de los Estados Unidos y se lo ha regalado al teniente recién graduado…. …visitó las instalaciones en las que los batallones de policía se adiestran en combate en zonas urbanizadas y también acudió a un ejercicio de fuego real…»

Clique e leia no Operacional sobre a Missão Portuguesa no Iraque, os seguintes artigos:

MISSÃO DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS NO IRAQUE – 2015/16

BANDEIRA PORTUGUESA DE NOVO HASTEADA NO IRAQUE

NOTÍCIAS DAS FORÇAS PORTUGUESAS NO IRAQUE

COMANDANTE DA COLIGAÇÃO INTERNACIONAL VISITA ESPANHÓIS E PORTUGUESES

IRAQUE: NOVO CICLO DE FORMAÇÃO

MISSÃO NO IRAQUE & MAIS UM NATAL LONGE DA PÁTRIA

EXÉRCITO PORTUGUÊS NO IRAQUE: A MISSÃO CONTINUA!

SEGUNDO ANO DE MISSÃO NO IRAQUE: FORMAÇÃO E TREINO

MILITARES DA BRIGADA MECANIZADA RUMAM AO IRAQUE

"Tagged" como: , , , , , , ,

Comentários não disponíveis.