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BREVE CRONOLOGIA HISTÓRICA DA AVIAÇÃO MILITAR CUBANA: 1910-2008

Por • 30 Mar , 2009 • Categoria: 03. REPORTAGEM Print Print

Esta breve cronologia é um complemento para os “leitores amantes” da temática aeronáutica cubana, e um reforço da reportagem sobre o MUSEU DO AR (MUSEO DEL AIRE).

07MAI1910 : o aviador francês Andrés Bellot, aos comandos de um VOISIN VIII LA.P realiza o primeiro voo em solo cubano. Estima-se que o avião voou cerca de 125 metros, precipitando-se de imediato. O piloto sofreu lesões ligeiras e a aeronave ficou completamente irrecuperável.

17MAI1913: realiza-se o 1º Voo Internacional na América sobre o mar, ao ser coberta a rota de Key West (EUA) até La Habana (180 Km), em 2 horas e 40 minutos. O herói foi o piloto-aviador Domingo Rosillo del Toro e a aeronave de serviço foi um MORANE-SAULNIER. Com este voo foi superado o recorde em distância que existia e que estava na posse do aviador francês Louis Bleriot, quando em 1909 voou sobre o Canal da Mancha. Domingo Rosillo del Toro obteve o seu brevet de piloto-aviador na Escola de Aviação Morane (França) em 22OUT1912.

19MAI1913: realiza-se o 2º Voo Internacional na América sobre o mar, ao ser coberta a rota de Key West (EUA) até Mariel (Província de Pinar del Rio – Cuba), numa distância de 203 Km, em 2 horas e 5 minutos. Nesta segunda aventura, a aeronave de serviço foi um hidroavião CURTISS FS pilotado por AGUSTÍN PARLÁ ORDUÑA. Este piloto-aviador cubano foi o primeiro a obter um brevet oficial, em 20 de Abril de 1912, numa escola norte-americana.

10AGO1914: pelo Decreto Presidencial Nº 782 é nomeado oficial piloto-aviador, AGUSTÍN PARLÁ ORDUÑA, convertendo-se no primeiro piloto militar, ainda que de forma honorífica, pois à data a aeronáutica militar não dispunha de qualquer modelo de organização.

1915: durante o desenrolar da 1ª Guerra Mundial é formado o CORPO DE AVIAÇÃO como corpo auxiliar do Exército Nacional de Cuba. Sob o comando do Capitão FRANCISCO TERRY SÁNCHEZ, 33 cubanos partem para Gaveston (EUA) com a finalidade de receberem treino como pilotos e mecânicos, formarem a Esquadrilha Cubana e combaterem no Teatro de Operações Europeu. O Tenente SANTIAGO CAMPUZANO é condecorado pelo Exército Francês.

1917: são enviados aos EUA, os primeiros militares para receberem formação técnica de pilotos-aviadores e mecânicos aeronáuticos.

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ABR1918: o Decreto Presidencial Nº 1181 publica a organização do Corpo de Aviação e da Escola de Aviação Militar, integrada na estrutura do Exército Nacional.

ABR1919: regressam a Cuba os primeiros pilotos-aviadores e mecânicos aeronáuticos do Exército formados nas escolas dos EUA.

12MAI1919: é inaugurada a primeira Escola de Aviação do Exército Nacional e voada a primeira aeronave, propriedade do Estado cubano, pelo Capitão FRANCISCO TERRY SÁNCHEZ.

07JUL1919: dá-se o primeiro acidente fatal da aviação cubana. O piloto-aviador Tenente JAIME VALDÉS GONZÁLEZ ao fazer um “loop” a baixa altitude estatela-se, morrendo carbonizado. O mecânico consegue sobreviver, apesar de ter sofrido fractura craniana.

05JAN1921: a Ordem Nº 1 do Estado-Maior General cria uma Escola de Mecânicos de Aviação.

04SET1925: o Tenente piloto-aviador GUILLERMO MARTULL efectua um salto de pára-quedas (queda-livre) a uma altura de 1400 pés, estabelecendo um novo recorde mundial. A aeronave usada para o efeito foi um JN “JENNIE”.

05AGO1926: os pilotos-aviadores militares, Capitão EDUARDO LABORDE e o Tenente GUILLERMO MARTULL realizam o 1º Voo Internacional da Aviação Cubana, voando desde Havana até Port-Au-Prince, na República de Haiti, em aeronaves VOUGHT QO-2 “Corsairs”.

17SET1930: o Corpo de Aviação do Exército de Cuba (CAEC) é transformado numa unidade independente no seio da estrutura do Exército Nacional.

10SET1932: é realizado o “VOO DA BOA VONTADE” cujo itinerário foi Havana – Guatemala – México – EUA – Havana. Participaram os pilotos-aviadores, Capitão MÁRIO TORRES MENIER, Tenente PABLO ALONSO e Tenente RODOLFO HERRERA. Nesta aventura foram usadas três aeronaves VOUGHT O2-U3. O voo foi concluído em 13OUT1932.

1935: é activado na Marinha de Guerra, o Corpo de Aviação Naval. Esta nova força iniciou as suas primeiras operações a partir do Aeroporto Internacional de Rancho Boyeiros (hoje é conhecido como Aeroporto Internacional José Martí).

12JAN1936: o piloto-aviador naval, Tenente ANTÓNIO MENÉNDEZ PELAEZ, parte do aeródromo da Província de Camaguey, a bordo de um avião LOCKHEED SIRIUS, baptizado com o nome de « 4 de Setembro », com destino a Sevilha. Depois de ter voado por vários países do norte da América do Sul, cruza o oceano Atlântico, desde Natal (Brasil) a 9 de Fevereiro, voando 17 horas e 35 minutos, aterrando em Bathurst (Gâmbia /África). Continuou viagem até Cabo Juby (uma colónia espanhola, hoje anexada por Marrocos) onde chegou a 12 de Fevereiro. Parte a 14 de Fevreiro com rumo ao aeródromo da Base Aérea de Tablada (Sevilha/Espanha), tornando-se no primeiro hispano-americano a chegar a Espanha, tripulando uma aeronave, e o primeiro a cruzar o Atlântico de oeste a este numa aeronave. De Sevilha voou até ao aérodromo de « Cuatro Vientos » em Madrid. Desta forma concluiu o plano de voo inicialmente previsto, retribuindo a visita de BARBERAN y COLLAR, realizada em 1933 à República de Cuba.

12NOV1937: tem início o voo «PRO FARO DE COLÓN» por parte de uma esquadrilha formada por 3 aeronaves cubanas e uma dominicana. Ao 47º dia de travessia pela América do Sul, em 29 de Dezembro, depois de deslocarem do Aeroporto de Guavito, em Cali (Colômbia), dá-se uma catástrofe: as três aeronaves do Exército de Cuba precipitam-se para terra, morrendo todos os seus sete tripulantes. A aeronave dominicana consegue chegar ao Panamá. Fortes correntes de ar, aliadas à excessiva carga das aeronaves, foram algumas das causas deste acidente, considerado por muitos estudiosos como o «…mais incrível do mundo».

03JUN1940: é criada a Academia Nacional de Aviação Civil Reserva Aérea (ACADEMIA NACIONAL DE AVIACIÓN CIVIL RESERVA AÉREA – ANACRA), instituição cívico-militar com o propósito de treinar pilotos civis, usando instrutores militares.

12OUT1940: inicio do voo «TRANSCONTINENTAL» ou «VOO PELAS AMÉRICAS», efectuado por pilotos da Aviação Naval numa aeronave HOWARD DGA-8. Foram visitados 21 países e voados, aproximadamente, 36.120 kms. Este voo foi realizado em comemoração do malogrado «PRO FARO DE COLÓN». O piloto-aviador, Capitão-de-Navio OSCAR RIVERY ORTIZ foi o chefe da missão, e Tenente-de-Navio JUAN RÍOS MONTENEGRO mecânico de serviço.

10MAR1952: o Senador, General Fulgencio Batista y Zaldívar lidera um golpe de estado e depõe o Presidente Dr. Carlos Prío Socarras.

23ABR1952: decorre um processo de modernização e reorganização da aviação militar com a chegada de novas aeronaves e a preparação técnica de pilotos e mecânicos em escolas e bases da USAF, resultando todo este processo na transformação do Corpo de Aviação do Exército de Cuba (CUERPO DE AVIACIÓN DE EJÉRCITO DE CUBA – CAEC) em FORÇA AÉREA DO EXÉRCITO DE CUBA (FUERZA AÉREA EJÉRCITO DE CUBA – FAEC). Pela primeira vez é nomeado um piloto-aviador como Chefe da aviação: Coronel CARLOS PASCUAL PINARD.

20MAI1952: para comemorar o 50º Aniversário da República de Cuba, o Comando da FAEC inicia a aquisição e renovação do seu parque aeronáutico. De Maio de 1952 a Dezembro de 1955 são adquiridos os seguintes modelos: REPUBLIC F-47D Thunderbolt; PIPER PA-20 Pacer; PIPER PA-18-135 Super Cub; LOCKHEED T-33 Shooting Star; DOUGLAS B-26B Invader; AERO COMMANDER 560; PIPER PA-23-160 Apache e Tri Pacer.

FEV1954: a famosa Esquadrilha Acrobática norte-americana «THUNDERBIRDS», com os seus F-84G, visita Cuba e realiza algumas demonstrações aéreas.

NOV1954: o Capitão RAFAEL LIMA e o Tenente JORGE GONZÁLEZ BARRERAS frequentam, nos EUA (Gary AFB) um Curso de Pilotos de Helicópteros.

JUN1955: pilotos cubanos frequentam nos EUA um Curso de Voo por Instrumentos.

ABR1956: é abortada uma conspiração militar contra o General Fulgencio Batista y Zaldívar, liderada pelo Coronel RAMÓN BARQUÍN LÓPEZ. Nesta conspiração estão envolvidas a FAEC, a MARINHA e as Milícias «26 de Julho» de Fidel Castro Ruz.

AGO1957: uma equipa de instrutores norte-americanos (Mobile Training Team) dão início, em Havana, a um curso para 23 pilotos de aeronaves B-26.

5SET1957: a Base Naval de Cayo Coco (em Cienfuegos) sublevou-se. Comprometidos com esta iniciativa estão vários pilotos-aviadores, entre os quais o mítico ENRIQUE CARRERAS ROLÁS (hoje General-de-Divisão na reforma), Comandante do Esquadrão de F-47D Thunderbolt. O líder militar desta sublevação, DIONÍSIO SAN ROMÁN, consegue escapar por mar, num bote, mas é localizado por um avião CATALINA da Aviação Naval. Preso, é enviado para Havana onde foi torturado, assassinado e o seu corpo atirado ao mar.

12ABR1958: por Decreto do líder guerrilheiro RAÚL CASTRO RUZ, Comandante da Segunda Frente Oriental “Frank País”, é constituído o «CORPO DE AVIAÇÃO DAS FORÇAS AÉREAS REBELDES» (CUERPO DE AVIACIÓN DE LAS FUERZAS AÉREAS REBELDES – CAFAR) em plana Serra Cristal, na região oriental do país e nomeado para seu Comandante, o 1º Tenente ORESTES DEL RÍO HERRERA. Esta incipiente força aérea chegou a ter ao seu serviço quatro aeronaves de combate e vários aviões ligeiros de transporte. Este marco histórico acontece durante a chamada Guerra de Libertação que culminou, em 1 de Janeiro de 1959, com o seu completo triunfo.

30NOV1958: Ramón Castro Ruz, o mais velho dos irmãos Castro, é nomeado Comandante da Manutenção/Abastecimento da Força Aérea Rebelde (FAR).

07DEC1958: a FAR recebe a sua primeira missão de combate. Pelas 05H30M, um KINGFISHER pilotado por LUIS ALFONSO SILVA TABLADA e com o artilheiro LEONEL PAJÁN, descola do Aeródromo de Mayarí Arriba para bombardear o quartel do Exército localizado no município de Songo-La Maya, último reduto das forças de Fulgencio Batista y Zaldívar entre as cidades de Guantánamo e Santiago de Cuba.

01JAN1959: no momento em que os guerrilheiros de Fidel Castro Ruz tomaram o poder, a Força Aérea Rebelde contava com 14 pistas de aterragem operativas, 10 pilotos, 6 técnicos qualificados e 12 aeronaves operacionais: um PIPER PA-12; um PIPER PA-23; um CESSNA 120; um CESSNA 175; dois CESSNA 180; um RYAN NAVION SUPER 260; um VOUGHT-SIKORSKY OS2U-3 Kingfisher; um NORTH AMERICAN T-28 Trojan; dois NORTH AMERICAN F-51 Mustang e um FAIRCHILD F-24.

08JAN1959: é activado o Esquadrão de Transporte Executivo da Força Aérea Rebelde.

10MAR1959: por força da Lei Nº 147 é criada a FORÇA AÉREA REBELDE DE CUBA (FUERZA AÉREA REBELDE DE CUBA) como uma instituição armada independente, subordinada ao Comandante em Chefe e ao Presidente da República. É nomeado para a sua chefia o Comandante PEDRO LUIS DÍAS LANZ.

29JUN1959: o Comandante PEDRO LUIS DÍAS LANZ envia uma carta ao Presidente da República, Dr. Manuel Urrutía Lleó, renunciando ao cargo que desempenhava e deserta num bote para os EUA. A FAR é dissolvida e para reformá-la é nomeado o Comandante JUAN ALMEIDA BOSQUE.

15ABR1961: aeronaves B-26 pertencentes a uma força invasora organizada pelos serviços secretos norte-americanos (CIA), pintadas com as cores e as insígnias cubanas e provenientes da Nicarágua, bombardeiam três aeroportos do país: Ciudad Libertad (antiga Columbia), a Base Aérea de San António de Los Baños e o Aeroporto Internacional “António Maceo” de Santiago de Cuba, provocando inúmeras perdas em material e vidas humanas. É o prelúdio da invasão da Baía dos Porcos.

17ABR61: o Comandante Fidel Castro Ruz nomeia o Capitão RAÚL CURBELO MORALES para Comandante (Chefe) da FAR.

17/19ABR1961: cubanos anti-castristas no exílio e mercenários de várias origens, organizados na Brigada de AsSalto 2506, e apoiados pelos EUA, desencadeiam a invasão por Playa Girón (Ciénaga de Zapata). A Força Aérea Rebelde entra em acção e derruba vários B-26, destrói dois navios de transporte, bem como diversas barcaças de desembarque de tropas. O seu constante apoio às unidades terrestres é decisivo para derrotar a invasão em apenas 72 horas. Nestes decisivos combates aéreos, destacam-se as acções (abateu dois B-26 aos comandos de um SEA FURY) do Capitão ENRIQUE CARRERAS ROLÁS, hoje oficial-general piloto-aviador na reforma e popularmente conhecido, no meio aeronáutico cubano, como o «MAESTRO». Consta na biografia deste emblemático veterano da aviação militar cubana que foi Adido Militar em Portugal, México e Peru.

17ABR1961: nasce oficialmente a Defesa Anti-Aérea e Força Aérea Revolucionária (LA DEFENSA ANTIAÉREA Y FUERZA AÉREA REVOLUCIONÁRIA – DAAFAR), herdando as tradições e património histórico da Força Aérea Rebelde criada na Segunda Frente Oriental “Frank País” durante a guerra revolucionária contra o governo de Fulgencio Batista y Zaldívar. Este dia – 17 de Abril – passou, também, a ser o «DIA DA DAAFAR».

MAI1961: chegam os primeiros aviões MIKOYAN GURIEVICH MiG-15 Fagot (vinte MIG-15 bis e quatro MiG-15UTI). Paralelamente à chegada dos primeiros exemplares, desembarcam em Cuba assessores, pilotos e técnicos da ex-URSS, comandados pelo Coronel Guenady Shadrin, Herói da URSS e um «às» da 2ª Guerra Mundial.

06JUN1961: na Base Aérea San António de Los Baños começam a ser montados os primeiros MiG-15bis.

24JUN1961: o Capitão ENRIQUE CARRERAS ROLAS é o primeiro piloto cubano a voar um MiG-15 e designado Comandante de Esquadrão de MiG-15bis.

NOV1961: é activado um Esquadrão de Reconhecimento com base no Aeródromo Ciudad Libertad (antiga Columbia) composto por dez MiG-15bis, um Mig-15Rbis e dois MiG-15UTI. Entretanto desembarcam em solo cubano os primeiros oito MiG-19P, tornando-se a FAR na primeira Força Aérea Latino-Americana a possuir caças supersónicos.

02JAN1962: num impressionante desfile aéreo, uma dezena de aviões MiG-15bis fazem a sua primeira aparição pública.

MAR1962: chegam a Cuba os primeiros pilotos-aviadores formados na República Socialista da Checoslováquia. Entretanto, provenientes da República Popular da China e habilitados a pilotar aviões MiG, chegam mais 74 pilotos cubanos.

18SET1962: um MiG-21F-13 das Forças Militares Soviéticas destacadas em Cuba faz o seu primeiro voo.

1963: o INSTITUTO TÉCNICO AERONÁUTICO (ITA) fundado em 1961 e sedeado em Mariel é transferido para Ciudad Libertad. Posteriormente foi transferido para a Base Aérea de San Julián (Província de Pinar del Rio).

ABR1963: pilotos-aviadores cubanos fazem o seu primeiro voo em aeronaves MiG-21F-13 sem qualquer ajuda dos soviéticos.

10AGO1963: data oficial da entrada ao serviço da FAR de aeronaves MiG-21, tornando-se Cuba num dos primeiros usuários do melhor caça soviético de segunda geração e um dos principais do mundo nos anos 60/70.

21OUT1963: é desencadeada uma operação aérea para destruir o navio da US NAVY « REX », um antigo caça-submarinos da 2ª Guerra Mundial, equipado para desenvolver acções encobertas. Nesta acção participa uma Esquadrilha de Aviões MIG-15bis que bombardeia, por engano, um navio da marinha mercante registado na Libéria.

1965: a ESCOLA NACIONAL DE AVIAÇÃO  (ESCUELA NACIONAL DE AVIACIÓN) sedeada em San Julián adopta o nome de « CAPITÃO CARLOS ULLOA ARAUS », homenageando desta forma um piloto de origem nicaraguense que participou nos combates aéreos durante a invasão de Playa Girón e Playa Larga.

01FEV1967: é inaugurado pelo Comandante-em-Chefe Fidel Castro Ruz, o INSTITUTO TÉCNICO MILITAR (ITM) em Havana, com a finalidade de formar oficiais especialistas em comunicações, aviónicos, engenharia aérea, defesa anti-aérea e técnicos de nível médio da DAAFAR. FERNANDO VECINO ALEGRET, actual Ministro do Ensino Superior, foi o primeiro director deste Instituto.

05OUT1969: o Tenente EDUARDO GUERRA JIMÉNEZ deserta no seu MiG-19 AS, matrícula 232 e aterra na Base Aérea de Homestead na Florida (EUA). A aeronave é posteriormente devolvida à DAAFAR.

AGO1975: início da operação com o nome de código «CARLOTA» e, com ela, o cumprimento da “missão internacionalista à República Popular de Angola”.

07NOV1975: 158 militares da 1ª COMPANHIA do 17º BATALHÃO DE TROPAS ESPECIAIS DO MINISTÉRIO DO INTERIOR (MININT) vestidos à civil, partem a bordo de dois aviões BRISTOL BRITANNIA BB-318 da “Cubana de Aviación” rumo à República Popular de Angola. Aterram no Aeroporto de Luanda na tarde de 9 de Novembro, partindo de imediato e depois de uniformizadas e armadas para as posições defensivas de Quifangondo (proximidades de Luanda).

09SET1977: um Esquadrão de aviões MiG-21bis simula um ataque sobre alvos remuneráveis na capital da República Dominicana. Era o início da «OPERAÇÃO PICO», destinada a pressionar o governo dominicano que tinha apresado a embarcação pesqueira cubana « CAPITÁN LEO » sob a alegação de prática de espionagem. Perante tão decisiva e intimidadora acção da DAAFAR, em 10 de Setembro, a embarcação pesqueira cubana é libertada e o conflito considerado ultrapassado.

DEC1977: início da operação com o nome de código «BARAGUÁ» e, com ela, o cumprimento da “missão internacionalista à República da Etiópia”.

02JAN1979: pela primeira vez são exibidos em demonstrações aéreas públicas aviões MiG-23 da DAAFAR.

1980: o General-de-Divisão, JULIO CASAS REGUEIRO é designado Comandante da DAAFAR, cargo que desempenhou até 1987.

General-de-Brigada ARNALDO TAMAYO MÉNDEZ, primeiro cosmonauta do Caribe e da América Latina. (Foto cedida pelo Museo del Aire)

General-de-Brigada ARNALDO TAMAYO MÉNDEZ, primeiro cosmonauta do Caribe e da América Latina. (Foto cedida pelo Museo del Aire)

18/26SET1980: decorre o VOO ESPACIAL SOVIÉTICO-CUBANO na nave espacial «SOYUZ 38» tripulada pelos cosmonautas Yury Romanenko e ARNALDO TAMAYO MÉNDEZ, convertendo-se este último no primeiro cosmonauta da América Latina e do Caribe.

05SET1981: a ESCOLA NACIONAL DE AVIAÇÃO sedeada em San Julián, muda a sua designação para ESCOLA MILITAR DE PILOTOS DE AVIAÇÃO (ESCUELA MILITAR DE PILOTOS DE AVIACIÓN – EMPA) e, em 1982 adopta o nome de ESCOLA NACIONAL DE AVIAÇÃO “COMANDANTE ERNESTO GUEVARA”. Em 1991 é desactivada.

1984: os pilotos-aviadores da FAR destacados na República Popular de Angola recebem aviões MiG-23ML e MiG23-UB.

1987: é nomeado para o cargo de Comandante da DAAFAR, o General-de-Divisão RUBÉN MARTÍNEZ PUENTE, função que desempenhou até 1999.

28MAI1987: o General-de-Brigada RAFAEL DEL PINO DIAZ, veterano de Playa Girón, Angola e Subcomandante da DAAFAR, deserta num CESSNA-402 para os EUA.

27SET1987: um MiG-23ML da Força Aérea Popular de Angola/Defesa-Anti-Aérea (FAPA-DAA), pilotado por aviadores cubanos, abate o primeiro MIRAGE F-1 da SAAF (South African Air Force).

20MAR1988: a engenharia de aeródromos da FAR, com recursos transportados exclusivamente de Cuba constrói, em cerca de 70 dias, o Aeródromo da Cahama, com pistas asfaltadas de 2.700 metros e 2.500 metros por 30 metros de largura, permitindo o uso das aeronaves MiG-23 em combate com uma considerável autonomia de voo. Esta infra-estrutura foi decisiva no desfecho de muitos combates aéreos, tendo surpreendido as chefias militares sul-africanas.

10JAN1989: os combatentes cubanos empenhados nas missões internacionalistas da República Popular de Angola e República da Etiópia, iniciam o seu regresso a Cuba.

19ABR1990: os primeiros caças MiG-29 “FULCRUM” da FAR iniciam em Cuba os voos de prova.

MAI1990: nos exercícios militares com o nome de código «ESCUDO CUBANO» participam, pela primeira vez, aviões MiG-29 “FULCRUM”.

24FEV1996: são abatidos por um MiG-29UB “FULCRUM” duas aeronaves CESSNA-337, propriedade da organização de exilados cubanos em Miami (EUA), denominada “HERMANOS AL RESCATE”.

1999: pela segunda vez e por apenas um período de 24 meses, assume o Comando da DAAFAR, o General-de-Corpo-de-Exército JULIO CASAS REGUEIRO.

2000: é nomeado Comandante da DAAFAR, o Coronel PEDRO J. MENDIONDO GÓMEZ. Promovido a General-de-Brigada em 2001, mantém-se à frente dos destinos da DAAFAR até à data presente (2009).

25MAR2003: o General-de-Divisão (R) ENRIQUE CARRERAS ROLÁS, uma lenda viva da aviação cubana, no 59º aniversário do seu “brevetamento” (25MAR1944) é condecorado, pelo General-de-Divisão Sixto Batista Santana, com a ORDEM POR SERVIÇO À PÁTRIA NAS FAR – 2º GRAU.

11ABR2003: numa cerimónia evocativa do 45º Aniversário da Fundação da FORÇA AÉREA REBELDE, realizada no Círculo Social Operário “Félix Elmuza” na cidade de Havana, são entregues «CERTIFICADOS DE RECONHECIMENTO» a um grupo de fundadores da FAR, entre os quais se encontrava RAMÓN CASTRO RUZ, um dos irmãos Castro e o Capitão (R) ORESTES DEL RÍO.

17DEZ2003: a FAR realiza uma cerimónia, no Museu do AR, comemorativa e evocativa dos “100 ANOS da aviação mundial”. Em comunicado à imprensa escrita e falada, o General-de-Brigada PEDRO J. MEDIONDO GÓMEZ, Comandante da DAAFAR destacou que «…a aviação é um meio poderoso e destrutivo em combate, mas também nobre quando se dedica ao transporte de passageiros e mercadorias em benefício da Humanidade

02DEZ2004: por ocasião do 45º Aniversário, o Ministro das Forças Armadas Revolucionárias, General Raul Castro Ruz, concede o «DIPLOMA DE RECONHECIMENTO» à BRIGADA DE AVIAÇÃO DA GUARDA “PLAYA GIRÓN” (BRIGADA DE AVIACIÓN DE LA GUARDIA PLAYA GIRÓN), uma das mais carismáticas da DAAFAR e onde se encontram sedeadas as suas melhores aeronaves de combate: MiG-29 “FULCRUM”.

DEZ2004: importantes meios aéreos participam no maior exercício militar realizado em Cuba, depois do denominado “período especial”. Este exercício estratégico com o nome de código «BASTIÓN – 2004», sustenta a sua doutrina no conceito de «GUERRA DE TODO EL PUEBLO».

15FEV2008: ROGELIO ACEVEDO GONZÁLEZ, presidente do Instituto de Aeronáutica Civil de Cuba (IACC) destacou a “…eficiente gestão dos trabalhadores cubanos da aeronáutica civil…” durante as cerimónias do 49º Aniversário da criação da Aeronútica Civil de Cuba.

21FEV2008: membros da DAAFAR na situação de reserva e reforma são convidados para participarem nas comemorações do 50º Aniversário da fundação da “RÁDIO REBELDE”.

25FEV2008: o General-de-Corpo-de-Exército JULIO CASAS REGUEIRO é eleito Vice-Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba. Este oficial-general foi Comandante da DAAFAR entre 1980 e 1987. É um dos muitos oficiais cubanos formados na Academia do Estado-Maior-General das Forças Armadas da URSS «K. E. Voroshilov».

21MAI2008: o General-de-Brigada MAURO HERNÁN ARAUJO, Director da Escola de Aviação Militar da Venezuela, realiza uma visita de estudo a unidades da DAAFAR conjuntamente com 93 cadetes do quinto ano deste importante centro aeronáutico venezuelano. A Escola Militar de Aviação venezuelana foi fundada em 17 de Abril de 1920 e está acantonada em Boca de Rio, Maracay, Estado de Aragua.

03JUL2008: uma importante delegação militar da Escola Superior de Guerra Aérea da República Bolivariana da Venezuela visitou o Instituto Técnico Militar José Marti de Cuba.

05AGO2008: no decorrer do 38º Campeonato Nacional de Pára-quedismo que se desenrolou na cidade de Las Tunas (670 Km a Este de Havana), RAUL BORGES da DAAFAR conseguiu o 3º lugar na disciplina de “PRECISÃO”.

12SET2008: importantes meios aéreos da DAAFAR são empenhados em missões de resgate e salvamento das populações durante a passagem dos furacões “Gustav” e “Ike”.

13SET2008: devido aos avultados estragos provocados pelos furacões “Gustav” e “Ike”, o Exercício Estratégico com o nome de código «BASTIÓN 2008», previsto para o mês de Novembro, é adiado para o ano 2009.

27OUT2008: assessores militares russos, chefiados pelo Coronel Igor Konashenkov, viajaram para Cuba com a missão de aperfeiçoar e reorganizar o sistema de defesa anti-aéreo, de gestão e de telecomunicações da DAAFAR.

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NA.: Grande parte dos dados desta cronologia histórica da aviação militar cubana foram obtidos pelo autor, em 2004, no decurso da sua visita privada à Biblioteca (em fase de reorganização) do Museu do Ar em Havana, onde consultou inúmeros livros de editoras cubanas e da América Latina, bem como da leitura exaustiva do órgão oficial do Comité Central do Partido Comunista de Cuba «GRANMA» e do jornal diário «JUVENTUD REBELDE». Apesar de suportado em algumas publicações oficiais, esta cronologia histórica não é oficial, nem exaustiva, sendo o critério da selecção das datas e dos factos da inteira responsabilidade do autor.

 

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