logotipo operacional.pt

100.000 VISITANTES ÚNICOS E 500.000 VISUALIZAÇÕES

Por • 17 Jun , 2010 • Categoria: 01. NOTÍCIAS Print Print

Pois é, atingimos números que nos dão um grande prazer registar mas também, cada vez mais, uma grande responsabilidade: cem mil visitantes únicos e meio milhão de visualizações em dezoito meses.

Números encorajadores
Mas não temos ilusões, no ambiente mediático em que vivemos, estes números que muito nos entusiasmam, ainda são os de uma “coisa caseira”! Mesmo começando a ter certamente alguma relevância no contexto geral das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança são, esperamos (desejamos!), o começo de uma caminhada que vai demorar o seu tempo.
Embora continuemos a crescer, temos a noção que sem conteúdos credíveis, atraentes e sempre renovados a queda será inevitável.
Desde 6 de Janeiro de 2009 estes resultados em título foram alcançados com 200 “posts” que correram o Mundo: 157 países. Destes, Portugal destaca-se com 74% das visitas, depois o Brasil com 11%, França com 2,4%, Espanha com 1,7%, Estados Unidos da América com 1,6%, seguindo-se os restantes com percentagens inferiores. Por cidades Lisboa segue à frente com 28,2%, depois o Porto com 10,2%, Amadora com 2,8%, Rio de Janeiro com 2% e Sacavém com 1,9%, tendo as restantes visitas vindo de mais 4.116 locais do globo.
Se em Janeiro de 2009 começamos com 24.430 visualizações mensais, passado um ano estávamos com 32.293 e em Maio de 2010 tivemos 45.961. Nos primórdios tínhamos entre 150 a 300 visitantes únicos diários agora raramente baixamos dos 650/700 e temos acima de 800 muitas vezes. Isto deu por exemplo em Maio mais de 11.000 visitantes únicos.

Em 17 de Junho atingimos as 500.000 visualizações (desde 06JAN2009) e os 100.000 visitantes únicos.

Em 17 de Junho atingimos as 500.000 visualizações (desde 06JAN2009) e os 100.000 visitantes únicos.

Esforço continuado
Tem sido um longo caminho, percorrido com prazer, mas também algum esforço. Em termos de exigência isto já há uns tempos que não é propriamente uma actividade de “tempos livres”. O Operacional é um trabalho diário – colocamos online 1 “post” novo em cada 2,7 dias. Dos aspectos editoriais aos técnicos passando pelos de coordenação com diversas pessoas e entidades exteriores, além das reportagens no terreno, tudo isto é feito a qualquer hora ou dia da semana, por três pessoas residindo em localidades diferentes e que se encontram com a regularidade possível, que não é muita. A coordenação interna e externa faz-se na quase totalidade dos casos via e-mail e/ou telefone fixo – o orçamento do site é insignificante não dá para luxos!

Mais de 4.000 localidades em 157 países já viram o "Operacional"

Mais de 4.000 localidades em 157 países já viram o "Operacional"

Colaboradores
Nesta caminhada temos o apoio activo de colaboradores empenhados e muitos amigos, dentro e fora dos quartéis, em Portugal e no estrangeiro nas Forças Nacionais Destacadas e em outras missões militares nacionais, sem os quais isto não teria sido possível. Julgamos não ser disparate dizer que se está a criar um grupo informal de pessoas, civis e militares, mulheres e homens, que são fiéis seguidores e apoiantes do Operacional.
É com satisfação que assistimos ao aumento do número de colaboradores que um ano depois de lançado o Operacional tinham sido 12: OMLT KCD 01-02 (FND Afeganistão); Francisco D’Almeida; Francisco José Leandro; Gil Prata; João Brandão Ferreira; José Carmo; José Ferreira Pinto; Mário Roberto Carneiro (da revista Segurança & Defesa do Brasil); Miranda Neto; Patrícia Marcelino; Paulo Gonçalves; Paulo Venâncio; aos quais se juntaram nestes últimos 6 meses mais 8: Carlos Costa; Carlos Gervásio Branco; Luís Costa; Miguel Freire, Paulo Vieira e Rui Elvas (ambos da Associação Nacional da Polícia Aérea);  Revista da Cavalaria; Sérgio Rezendes. Uns mais outros menos, todos contribuíram para estes resultados.
Na fotografia Alfredo Serrano Rosa continua publicar as suas excelentes foto-reportagens, Luís Silva e a OMLT KCD 01-01 forneceram interessantes documentos que bem melhoram o site. Mais colaboradores estão na iminência de se juntarem a este grupo e muito em breve verão as suas matérias publicadas.
A todos o Operacional agradece e está reconhecido, bem assim como aos “pontos de contacto” militares que nos apoiaram.

Youtube e Facebook
O Operacional inclui também um modesto “Canal Youtube” e uma página no “Facebook”, permitindo aos interessados, sobretudo neste último canal, escreverem as suas notas, opiniões, e também conhecerem alguns pequenos aspectos – imagens – que não incluímos nas reportagens e que vamos divulgando neste suporte.
Enquanto no Youtube (WWWOperacionalPT)- que pouco alimentamos, diga-se – temos 11 vídeos com um total 13.780 visualizações, no Facebook, criado em 22 de Abril último, temos 492 fãs.

O canal Youtbe do Operacional conta com 11 videos.

O canal YouTube do Operacional conta com 11 videos.

Estamos a começar no Facebook.

Estamos a começar no Facebook.

Lacunas
Continuamos a tentar colmatar algumas lacunas em termos de assuntos que queremos cobrir. Alguma coisa melhoramos mas estamos longe do que pretendemos. Nem todas as portas se têm aberto ao Operacional mas também é verdade que muitas o estão e não temos tido capacidade de aproveitar algumas oportunidades. Aqui mantemos o que escrevemos passados 12 meses online: “muitas unidades militares e forças de segurança ainda não mereceram a devida atenção, mas para lá vamos caminhando. Se não chegamos a determinados sectores tal deve-se a impossibilidade prática da nossa parte, não falta de vontade ou interesse.

Administração
Também aqui não houve evolução significativa, “Desde Abril de 2009 contamos com o patrocínio da firma “Milícia” – o qual muito agradecemos – que ajuda a aliviar as despesas obrigatórias. Todas as colaborações recebidas foram-no totalmente graciosas. Ninguém foi remunerado por qualquer colaboração prestada!

Há público interessado!
Uma certeza começa a construir-se: há público interessado nesta temática a quem faltava informação.
Se os leitores aqui viessem apenas por mera curiosidade ou por terem “apanhado” uma palavra-chave quando buscavam outro assunto, este crescimento não aconteceria.

Continuamos a acreditar que dizemos e mostramos coisas que outros não, ou fazemo-lo de modo diferente. Enquanto milhares de portugueses e estrangeiros nos continuarem a visitar é porque certamente também assim pensam. Obrigado a todos.


"Tagged" como: , ,

Comentários não disponíveis.