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VBR 8X8 TP PANDUR II 12,7

Por • 1 Jul , 2010 • Categoria: 07. TECNOLOGIA Print Print

Apresentamos com detalhe a Viatura Blindada de Rodas 8X8 Transporte de Pessoal Pandur II com reparo para a Metralhadora Pesada Browning 12,7 mm, a primeira versão que foi entregue ao Exército Português.

Ponto de situação nas entregas de VBR Pandur

O contrato assinado entre o Estado Português e a firma austríaca Steyr prevê a entrega de 240 viaturas em 11 versões para o Exército e 20 viaturas em 4 versões para a Marinha. Uma cláusula no contrato admite ainda a aquisição de mais 33 Pandur II, equipadas com uma peça de 105mm, destinadas também ao Exército. Neste ramo todas as viaturas estão atribuídas à Brigada de Intervenção e na Marinha ao Corpo de Fuzileiros.
Até ao momento em que escrevemos o Exército recebeu 120 Pandur em 7 diferentes versões. Destas 20 estão oficialmente recepcionadas – ou seja, a garantia contratual acordada com o fabricante já está “a contar” – sendo que a recepção definitiva das viaturas só acontece no final do período da garantia. Aí então, estamos por “nossa conta”, até lá Portugal tem o apoio das firmas fornecedoras (Steyr austríaca e Fabrequipa portuguesa) nos termos definidos no contrato de aquisição.
As versões entregues ao Exército são: VBR Transporte de Pessoal com reparo para a MP Browning 12,7 mm; VBR Transporte de Pessoal com MP 12,7 mm, a disparar do interior da viatura; VBR Posto de Comando; VBR Recuperação e Manutenção; VBR Ambulância; VBR Vigilância VCB; VBR Porta Canhão 30 mm. Estão em falta 5 versões, Porta Morteiro 120mm; Porta Míssil Anti-Carro TOW; Reconhecimento; Engenharia; Comunicações.

A Marinha ainda não recebeu qualquer viatura Pandur II das versões: posto de comando, transporte de pessoal, porta morteiro 120mm e canhão 30mm.

1. Threat Detection System; 2. Lança potes de fumo; 3.Escape de gases do motor; 4. O "V" invertido para identificação, em cima apequena coluna do Thermal Identification Beacon; Porta o filtro NBQ (sob o algarismo);5. Serra-cabos que protege o condutor

1. Threat Detection System; 2. Lança potes de fumo; 3.Escape de gases do motor; 4. O "V" invertido para identificação, em cima a pequena coluna do Thermal Identification Beacon; Porta o filtro NBQ (sob o algarismo); 5. Serra-cabos que protege o condutor

Características inovadoras
A PANDUR II 8X8 que as Forças Armadas Portuguesas estão a receber representam um salto tecnológico muito importante. Além de alguns dados técnicos e numéricos da versão efectivamente recebida, deixamos ainda aqui a opinião expressa pelo Tenente Tiago Pires, do Regimento de Cavalaria n.º6, no Boletim da sua unidade, sobre 6 aspectos inovadores e que em síntese, caracterizamos:
Automatic Drive Train Management
: Sistema electrónico que permite à viatura fazer a selecção automática dos eixos que executam a tracção, deixando os restantes suspensos e sem tracção, aumentando a eficácia da potência do motor (em caso de necessidade isto pode ser feito manualmente desligando-se o sistema);
Central Tire Inflation System
: Permite alterar a pressão dos pneus, por eixos, conforme o operador o deseje para melhor aderência a diferentes tipos de piso;
Threat Detection System
: Detecta se a viatura foi alvo de uma ameaça laser inimiga (de vários tipos que vão dos infravermelhos aos telémetros, entre outros), directa ou mesmo como reflexo, permitindo ao chefe de viatura visualizar no seu monitor o tipo de ameaça, o ângulo de incidência e o azimute e, simultaneamente, os potes de fumo que tem à sua disposição prontos para serem disparados;
Protecção NBQ
: Sensores detectam possível contaminação activando automaticamente o sistema que provoca um aumento de pressão interior, através das condutas de ar condicionado, impedindo assim a entrada de qualquer agente contaminador. O ar passa a circular no interior da viatura através de filtros, devendo o chefe de viatura adaptar a velocidade da viatura de acordo com a pressão interior;
Supressão de incêndio
: A viatura tem dois sistemas independentes, um no compartimento do motor e outro no compartimento de combate/transporte. Os extintores que podem ser accionados automaticamente ou manualmente, não produzem efeitos nocivos ou secundários na guarnição nem danificam o motor. O accionamento automático verifica-se a muito altas temperaturas (reguláveis no computador de bordo) ou explosão;
Retardamento de travagem
: Juntamente com o ABS (em dois modos, estrada e fora de estrada) este sistema de “retarder” permite um melhor rendimento do motor, pois a travagem desenvolve-se em três fases de desaceleração, viabilizando uma mais fácil recuperação da posterior aceleração do motor.

O Primeiro-Sargento José Martins, 38 anos de idade e 18 de serviço, 10 dos quais no RI 14, apresenta-nos a viatura em detalhe.

O Primeiro-Sargento José Martins, 38 anos de idade e 18 de serviço, 10 dos quais no RI 14, apresenta-nos a viatura em detalhe.

pandur-perfil-copy

Características gerais e dados técnicos:
– Blindagem com placas de aço e cerâmica do tipo ADD-ON;
– A estrutura básica do casco permite protecção balística para ameaças de nível 1 e protecção anti-mina para ameaças de nível 2a (STANAG 4569, ou seja, nível 1:munições de 7,62mm disparadas a 30 metros e rebentamentos de granadas 155mm a 100 metros; nível 2a:mina anti-carro de 6kg detonadas sob os rodados);
– As placas de blindagem (ADD-ON) garantem protecção balística de nível 2, 3 e 4 e protecção anti-mina para ameaças de nível 3ª (STANAG 4569, ou seja, nível 4: munições 14,5mm AP disparadas a 200 metros e rebentamentos de granadas 155mm a 25 metros; nível 3a :mina anti-carro de 8kg detonada sob os rodados);
– Aerotransportavel em C-130 (1 por avião);
– Suspensões independentes às oito rodas;
– Permite ajuste da pressão dos pneus em movimento.
Dados técnicos:
– Peso em ordem de batalha: 18.500 Kg;
– Diâmetros de viragem: 20,5m (entre paredes); 15,0m (modo peão);
– Peso máximo permitido: 22.500Kg;
– Velocidade máxima em estrada: 105 km/h;
– Autonomia: aproximadamente 600 K;
– Motor: Diesel turbo 6 cilindros em linha, 4 tempos; 455 HP de potência; 8.900 cm 3 de cilindrada;
– 2 depósitos de combustível (377 litros);
– Caixa automática de6 velocidades; 6 mudanças para a frente e 1 par a retaguarda;
– Travão se serviço – sistema hidro-pneumático de circuito dupo com ABS e retardador, accionado pelo travão de pé;
– Suspensão independente com molas helicoidais (1º e 2º eixos) e com barras de torção (3º e 4º eixos);
– Amortecedores hidráulicos telescópicos (1 por roda);
– Pneus Michelin 365/80 R20 XZL 152 K Run Flat.







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Formação

Após um período inicial em que a formação estava centrada a Escola Prática de Cavalaria (Abrantes), em 2010 a formação passou a ter lugar no Regimento de Infantaria n.º 13  (Vila Real), onde se deslocam os militares de toda a Brigada de Intervenção para receber formação nesta viatura (chefes de viatura e condutores).

O Pelotão Pandur

Nos batalhões de infantaria da BrigInt, as Companhias de Atiradores dispõem actualmente de VBR 8X8 TP PANDUR II 12,7. Cada Companhia quando activada a 100% dispõe de 3 Pelotões de Atiradores além das Secções de Comando, Transmissões, Manutenção e Canhão.

Nesta imagem panorâmica feita na apresentação do 2º BI/BrigInt ao “Operacional”  numa das áreas de exercícios do RI 14, junto a Viseu, apresentamos o 1º Pelotão  da 2ª Companhia de Atiradores, já com a dotação completa em pessoal (35) e viaturas Pandur II (4).







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Mais artigos sobre a Pandur II no Operacional:

UM DIA EM VISEU COM A “INFANTARIA DA BEIRA” (I)

UM DIA EM VISEU COM A “INFANTARIA DA BEIRA” (II)

A NOVA “INFANTARIA BLINDADA”

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