- - https://www.operacional.pt -

RECEPÇÃO EM BRAGA AOS CONTINGENTES VINDOS DA LITUÂNIA E DO KOSOVO

A cerimónia militar de entrega dos Estandartes Nacionais do GAM/KFOR e da Recce Coy/PRT Army 2015, regressados do Kosovo e Lituânia, respectivamente, teve lugar em Braga no passado dia 10 de Outubro. O Operacional esteve presente e fez este pequeno apontamento vídeo, primeiro de uma série de artigos com os “DRAGÕES D’ENTRE DOURO E MINHO”.

 

Os Estandartes Nacionais que acompanharam a Reccy Coy na Lituânia e o Grupo de Autometralhadoras no Kosovo, entram na Praça do Município em Braga, vindos do Regimento de Cavalaria 6. [1]

Os Estandartes Nacionais que acompanharam a Recce Coy na Lituânia e o Grupo de Autometralhadoras no Kosovo, entram na Praça do Município em Braga, vindos do Regimento de Cavalaria 6, para a sua derradeira cerimónia militar. Daqui a minutos com as Forças em Parada em “apresentar-arma” ouvirão pela última vez o Hino Nacional.  Hoje estão à guarda do Quartel-General da Brigada de Intervenção, fazem parte do Património Histórico do Exército, das Forças Armadas e de Portugal.

 

A cerimónia, presidida pelo Comandante das Forças Terrestres do Exército Português, Tenente-General António Xavier Lobato de Faria Menezes, envolveu várias entidades civis, militares, policiais, judiciais e académicas, da cidade e da região, uma moldura humana calorosa de familiares, amigos e população da cidade, que assim prestaram a devida homenagem aos militares do GAM/KFOR –  Grupo de Autometralhadoras e Recce Coy/PRT Army 2015 – Companhia de Reconhecimento(*), do Regimento de Cavalaria 6 (RC6).

Durante vários meses neste ano de 2015, em simultâneo, duas forças expedicionárias do RC6 estiveram em operações fora do território nacional. Situação inédita para uma unidade regimental, mas à qual os “Dragões D’Entre Douro e Minho” corresponderam com o profissionalismo de sempre, representado as Forças Armadas Portuguesas nas operações da NATO na Lituânia e no Kosovo ao melhor nível.

O filme que aqui disponibilizamos mostra os aspectos mais significativos da cerimónia, a qual em próximo artigo estará mais detalhada. Fique com as imagens destes Soldados de Portugal!

(*) Embora nos últimos anos a designação “companhia” não seja habitual na cavalaria portuguesa, o Esquadrão de Reconhecimento do RC6 / Brigada de Intervenção, adoptou mesmo esta designação por imperativos desta missão expedicionária.

Clique e veja o vídeo “Cerimónia de entrega dos Estandartes Nacionais – fim de missão – ao Grupo de Autometralhadoras e Recce Coy / PRT Army 2005 [2]