- - https://www.operacional.pt -

O WWW.OPERACIONAL.PT ENCERRA ACTIVIDADE

Este site que mantivemos durante 11 anos vai deixar de ser actualizado, está a ler a sua última publicação e pode ver o seu último filme. Foi para nós uma extraordinária aventura, um “hobby” que nos manteve ligados à instituição militar que servimos durante décadas – fomos e somos militares, nunca pretendemos ser outra coisa.

[1]

Clique  na imagem para ver o filme

Quando terminamos o serviço activo, agora sem qualquer tutela, quisemos dar este contributo para que mais informação sobre assuntos de defesa, militares e ligados às forças e serviços de segurança, chegassem ao público interessado. Cada um de nós, o Armando Marques, o Sucena do Carmo e eu próprio, depois de três décadas no activo, com experiências e colocações diferenciadas, muitos amigos ainda “nas fileiras”, achámos – em 2008 – que tínhamos essa capacidade e animou-nos um espírito que julgo se poderá chamar de “serviço público”.

Tentámos ser justos, veiculamos informação segura que nos foi transmitida por quem “anda com as botas no chão”. Demos as nossas opiniões nisto alicerçadas, no que víamos e nos seus antecedentes que muitas vezes conhecíamos, tinham sido a nossa própria realidade. Certamente aqui ou ali erramos, esperamos que muito pouco.

Não vamos fazer grandes balanços, cada um dos nossos leitores terá há muito feito os seus, apenas dizer publicamos 858 artigos, o que dá uma média de 6,5 artigos por mês durante 11 anos. Recebemos no site 5 milhões de visualizações, com uma média diária que variou entre as 800 e as 2.500, chegando a atingir as 7.000/dia. A grande maioria dos artigos foram nossos, mas muitos também de colaboradores externos (e foram 47 pessoas com 153 artigos). A estes penhoradamente agradecemos terem dado o seu gracioso contributo, melhoraram e muito o que fizemos.

Colaboramos pontualmente com outras pessoas e entidades a seu pedido, jornais e jornalistas, revistas militares nacionais e estrangeiras, o que também contribuiu para o nosso reconhecimento e divulgação. Destacamos os que foram mais frequentes como o jornal generalista “Diário de Noticias”, a revista “Combatente” – da Liga dos Combatentes a publicação sobre temática militar de maior tiragem em Portugal – e a revista “Segurança & Defesa” do Brasil com grande divulgação na América do Sul. Respondemos a centenas de leitores que nos escreveram com as mais variadas questões, muitos foram encaminhados para os ramos das Forças Armadas.

Uma palavra muito especial, sentida, para os militares no activo do Soldado ao General que nos apoiaram, ajudaram e incentivaram. Sem eles que sabem quem são, o Operacional teria sido bem menos do que foi.

Não alcançamos todos os objectivos que nos animaram no início desta caminhada – gostaríamos de ter tido capacidade para ir a mais unidades por exemplo – mas também é verdade, sem falsas modéstias, que nunca esperamos ter a aceitação que tivemos, foram muitos e por vezes até agradavelmente inesperados os que ao longo destes anos nos deram bastas provas disso e não os esquecemos.

O Operacional nasceu porque em 2008 nos parecia haver falta de um suporte informativo que abrangesse esta área da Defesa, Forças Armadas, Forças e Serviços de Segurança, sobre Portugal mas também com assuntos internacionais, não numa perspectiva meramente institucional, publicitária, mas informativa, englobando alguma crítica, sugestão, alerta, e capaz de fazer a ligação ao nosso passado militar recente, muitas vezes tão maltratado anda.

Avançamos pagando do nosso bolso para isso. Durante esta década, naturalmente que os recursos foram sempre um problema, mas ainda assim em alguns anos tivemos apoios privados, desinteressados, por amizade. Não é isso que nos leva a fechar o Operacional.

O site vai deixar de ter actualizações, passa a ser como que um livro na biblioteca, o mesmo acontecendo ao  Canal Youtube WWWOperacionalPT onde temos 50 filmes. Encerramos a página no Facebook ( 18.600 seguidores) e a conta Instagram (7.630 seguidores).

Tudo tem um tempo, aspectos de ordem pessoal e outros levaram-nos a esta decisão.

Ainda assim, porque pode haver assuntos pendentes ou que justifiquem uma intervenção pública, vou manter um blog – infooperacional.blogspot.com com o e-mail info.operacional.prt@gmail.com – através do qual de algum modo manterei uma ligação ao antigo site. Os contactos do site vão deixar de estar disponíveis. 

Nesta altura é justo recordar o Albérico Alves, em diálogo com quem nasceu o nome “Operacional”, e o Jorge Monteiro que concebeu o logotipo, ambos quando a ideia ainda era fazer uma revista em papel, o que por falta de financiamento nunca avançou. Ao Paulo Páscoa da Inforpáscoa o nosso reconhecimento pelo apoio e acima de tudo as muitas sugestões que nos deu ao longo dos anos e que acabaram por permitir agora manter o site online.

A equipa do Operacional foi constituída desde sempre pelo Armando Dinis Marques responsável por toda a parte técnica e pela generalidade dos filmes que produzimos, fizemos a maior parte dos trabalhos de campo juntos, sem ele não tinha sequer havido Operacional; e pelo António Sucena do Carmo que deu uma enorme colaboração, fez várias reportagens no terreno, investigou, e foi responsável por 80 artigos inéditos e rigorosos sobre temática que muitos falam mas poucos dominam como ele. O Alfredo Serrano Rosa não sendo “fundador” colaborou com centenas e centenas de imagens, sempre em tempo oportuno, muitos artigos só foram feitos porque…havia as suas fotos. Não tenho como lhes agradecer o apoio e a amizade que colocaram neste projecto!

Torres Vedras, 05JAN2020

Até sempre!

Miguel Silva Machado