- - https://www.operacional.pt -

NRP “BARTOLOMEU DIAS” MAIS PERTO DE PORTUGAL

A classe “Karel Doorman” era composta por 8 fragatas (documento Revista da Armada) [1]

A classe “Karel Doorman” era composta por 8 fragatas (documento Revista da Armada)

A primeira de duas fragatas adquiridas por Portugal em 2006 será entregue na próxima sexta-feira, dia 16 de Janeiro de 2009, na Holanda.


O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Melo Gomes, assistirá a bordo da nova F333, “Bartolomeu Dias”, ex- Van Ness (classe Karel Doorman) da Real Marinha Holandesa, à cerimónia do hastear da Bandeira Nacional.
Das oito “Karel Doorman” que a Holanda construiu nos finais dos anos 80 apenas duas se mantêm ao seu serviço. As restantes foram vendidas à Bélgica (2) e ao Chile (2). As destinadas a Portugal estavam a navegar com pavilhão holandês desde 1994, têm valências de guerra anti-submarina, guerra anti-superfície e guerra anti-aérea, podem embarcar os helicópteros Lynx da Marinha Portuguesa e apresentam compatibilidade operacional e uniformidade logística com as fragatas da classe “Vasco da Gama”.

A "Bartolomeu Dias", ex-Van Ness, recebe a Bandeira Nacional no dia 16JAN2009 [2]

A "Bartolomeu Dias", ex-Van Ness, recebe a Bandeira Nacional no dia 16JAN2009

Na Marinha estas novas unidades navais substituem as duas últimas da classe “João Belo” que foram vendidas à Marinha do Uruguai em 2008.
A Classe “João Belo” era inicialmente constituída por 4 navios (Comandante João Belo, Comandante Sacadura Cabral, Comandante Hermenegildo Capelo e Comandante Roberto Ivens), construídos em estaleiros franceses nos finais dos anos 60 segundo os planos da classe “Commandant Riviére”. No Uruguai as fragatas “Comandante João Belo” e “Comandante Sacadura Cabral” foram baptizadas “Uruguay” e “Cte. Pedro Campbel”, respectivamente.
Recorda-se que durante o governo anterior, com Paulo Portas a Ministro da Defesa, estava prevista e foi amplamente divulgada a intenção de substituir as “João Belo” por 2 navios provenientes dos EUA. A FFG 12 USS “George Philip” e a FFG 14 USS “Sides”, da classe “Oliver Hazard Perry”, chegariam a “custo zero”, mas com a condição imposta pelos EUA da sua reparação e modernização (eram navios construídos nos finais dos anos 70 e entregues à US Navy em 1980 e 1981 e parados desde 2003) ser feita em estaleiros deste país.

As duas fragatas US destinadas a Portugal chegaram a ser visitadas por oficiais da Marinha Portuguesa [3]

As duas fragatas US destinadas a Portugal chegaram a ser visitadas por oficiais da Marinha Portuguesa

A compra das fragatas à Holanda importou, segundo a LPM, em cerca de 250 milhões e euros e a venda ao Uruguai terá resultado num encaixe de cerca de 13 milhões de euros, embora a estimativa inserida na LPM apontasse para 30 milhões de euros.

A chegada a Portugal da “Bartolomeu Dias” deverá ocorrer dentro de três meses.

Quer saber mais sobre as novas fragatas?
http://www.marinha.pt/revista/index.asp?revista=ra_dez2006/default.html [4]
http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_abr2008/pag_8.html [5]