logotipo operacional.pt

NATAL EM CABUL

Por • 20 Dez , 2009 • Categoria: 04 . PORTUGAL EM GUERRA - SÉCULO XXI, EM DESTAQUE Print Print

Nesta quadra festiva dedicada na nossa tradição religiosa e nacional à Família, o “Operacional”  publica este artigo que nos chega de Cabul, a pensar em todos os militares e policias portugueses  empenhados em missões fora do território nacional e, em Portugal, afastados dos seus familiares. A lista de locais onde estes portugueses servem o seu país abrange os quatro cantos do globo, no mar, em terra e no ar, e, em breve, mais uma unidade constituída – uma companhia de comandos – vai voltar ao Afeganistão, aumentando o seu número. Para todos Feliz Natal e Bom 2010, fazendo votos que nada lhes falte para cumprirem a missão.

Bósnia, Croácia, Timor, Angola, Moçambique, Kosovo, Paquistão, Sudão, Etiópia, Afeganistão e outros ainda, foi a resposta que nos deram quando perguntamos onde já tinham cumprido missões. Os 17 militares da 2ª OMLT de Divisão em Cabul são um bom exemplo do que é hoje a experiência operacional dos quadros permanentes do Exército.

"Bósnia, Croácia, Timor, Angola, Moçambique, Kosovo, Paquistão, Sudão, Etiópia, Afeganistão...", e outros países ainda, foi a resposta que nos deram quando perguntamos onde já tinham cumprido missões. Os 17 militares da 2ª OMLT de Divisão em Cabul são um bom exemplo do que é hoje a experiência operacional dos quadros permanentes do Exército.

Este artigo dá a conhecer uma das componentes da presença militar nacional no Afeganistão com a particularidade de ser escrito na “primeira pessoa”. Foi elaborado por quem lá está neste momento e naturalmente é escrito com as condicionantes de quem se encontra num cenário de guerra. É um documento que nos orgulhamos de apresentar – e agradecemos – sendo esta infelizmente uma oportunidade muito pouco vulgar que os portugueses têm de saber (em tempo real, ou quase!) o que fazem os seus militares nas missões exteriores . Gostaríamos de poder continuar a divulgar este tipo de informação com estas e outras Forças Nacionais Destacadas.

No Afeganistão os deslocamentos da OMLT são sempre acompanhados pela "Force Protection" portuguesa.

No Afeganistão os deslocamentos da OMLT são sempre acompanhados pela "Force Protection" portuguesa.

OPERATIONAL MENTOR AND LIAISON TEAM (OMLT) NO AFEGANISTÃO

Desde 30 de Setembro de 2009 que se encontra no TO do Afeganistão mais uma Força Nacional Destacada, a Operational Mentor and Liaison Team 01/02 (OMLT) da Kabul Capital Division (KCD). O aprontamento, da responsabilidade da Brigada de Reacção Rápida sediada em Tancos, decorreu de Junho a Setembro e no dia 12 de Outubro de 2009, numa cerimónia realizada em Camp Warehouse – Kabul, efectuou-se a Transferência de Autoridade.
A força, comandada pelo Coronel de Infantaria Pára-quedista José Manuel Lopes dos Santos Correia, é constituída por 17 mentores entre Oficiais e Sargentos, está bem ciente das elevadas responsabilidades e da importância da missão. Dentro do âmbito da nova estratégia definida pela NATO para o TO do Afeganistão, considera-se o apoio prestado pelas OMLT/NATO e pelas Embedded Training Teams (ETT)/EUA como um dos factores mais relevantes para, progressivamente, garantir o desenvolvimento das capacidades das forças afegãs no sentido de estas poderem, assim que possível, assumirem a responsabilidade exclusiva pela segurança do seu país.

Os oficiais de Informações e de Assuntos Civis no seu local de trabalho em Cabul

Os oficiais de Informações e de Assuntos Civis no seu local de trabalho em Cabul.

O oficial da Marinha dos EUA, 2º comandante da unidade que supervisa a actividade das OMLT e POMLT (Police Operational Mentor and Liaison Team) durante a avaliação que fez à unidade portuguesa

O oficial da Marinha dos EUA, 2º comandante da entidade que supervisa a actividade das OMLT e POMLT (Police Operational Mentor and Liaison Team) no Afeganistão, com um oficial português, durante a avaliação que fez à unidade nacional.

No final do dia cada área de acção da OMLT faz o "debriefing" e prepara-se o dia seguinte. Desta avaliação diária se afere a necessidade de reorientar (ou não) o esforço dos "mentores".

No final do dia cada área de acção da OMLT faz o "debriefing" e prepara-se o dia seguinte. Desta avaliação diária se afere a necessidade de reorientar (ou não) o esforço dos "mentores".

A Kabul Capital Division do Exercito Nacional Afegão (KCD ANA 111 DIV) tem como missão conduzir operações de segurança na província de Kabul (excepto região de SAROWBI) por forma a garantir a liberdade de movimentos, apoiar as Forças Policiais (Afghan National Police-ANP) na região de Kabul e, à ordem, assumir o comando e controlo de todas as forças militares, de polícia e dos serviços de informação (National Departement of Security-NDS) dentro da mesma província.
A KCD pretende ser, cada vez mais, uma unidade de referência dentro do Exército Afegão, com elevados níveis de operacionalidade, prontidão, e com capacidade para poder garantir, num futuro próximo, um ambiente calmo e seguro na região de Cabul.
Decorrente da missão da KCD a OMLT KCD, através do seu trabalho de mentoria, tem como uma das suas tarefas essenciais, a de preparar esta divisão para o seu emprego operacional. Só é possível assegurar um efectivo emprego operacional se a montante existir um verdadeiro e coordenado planeamento de Estado-Maior, assente no, nosso bem conhecido, processo de decisão militar.
A OMLT KCD tem também com o missão garantir o apoio necessário ao Comando e Controlo das subunidades em operações, o planeamento para o emprego das mesmas e assegurar a ligação com a ISAF e demais entidades intervenientes.
A OMLT KCD está instalada na área Sul do Aeroporto Internacional de Kabul (KAIA) e desloca-se diariamente para as instalações da KCD com o apoio de elementos da “Force Protection”. Face à tipologia de ameaças neste TO, é necessária a adopção de medidas de segurança que passam pela constante revisão e treino das Técnicas, Tácticas e Procedimentos, assim como a constante preocupação de não criar rotinas.

Militar português no decurso da sua actividade na área da engenharia militar junto com oficiais e sargentos afegãos de um dos "Kandak" (batalhões) da Kabul Capital Division.

Militar português no decurso da sua actividade na área da engenharia militar, junto com oficiais e sargentos afegãos de um dos "Kandak" (batalhões) da Kabul Capital Division.

A OMLT portuguesa dispõe de tradutores locais contratados. Esta é uma prática corrente - paga pelas forças expedicionárias - e indispensável em todos os modernos teatros de operações.

A OMLT portuguesa dispõe de tradutores locais contratados. Esta é uma prática corrente - paga pelas forças expedicionárias - e indispensável em todos os modernos teatros de operações.

Treino fisico matinal na Kabul Capital Division

Treino fisico matinal na Kabul Capital Division.

A Kabul Capital Divison dispõe de uma Companhia de Policia Militar

A Kabul Capital Divison dispõe de uma Companhia de Policia Militar.

A OMLT KCD teve um papel importante na preparação da cerimónia inaugural da tomada de posse do Presidente, no apoio ao desenvolvimento do Plano de Segurança de Cabul e na aplicação da nova atitude preconizada pelo Comandante da ISAF.
Recentemente a OMLT alargou as suas áreas de mentoria para outros departamentos dentro da Divisão, o Departamento Religioso e Cultural, a inspecção, o Gabinete de Relações Públicas e o Departamento de Assuntos Legislativos. No passado dia 25 de Novembro, já dentro do âmbito desta nova mentoria, a OMLT KCD, conjugando esforços com uma unidade americana, TF Kabul, apoiou uma acção humanitária em 5 campos de refugiados onde foi possível, através dos membros do departamento religiosos e cultural, levar alimentos e cobertores a mais de 310 famílias. No dia 3 de Dezembro foi executada uma segunda operação humanitária, numa pequena escola próxima da Divisão, onde foram distribuídas 60 mochilas recolhidas por esta OMLT KCD, com material escolar, gorros para o Inverno e alguns chocolates. Embora a OMLT KCD organize e ajude a executar as operações, quem faz a entrega destes donativos são os militares afegãos dentro da política “O Exército Afegão na ajuda ao povo Afegão”. 

Militares afegãos e portugueses preparam uma acção de ajuda humanitária.

Militares afegãos e portugueses preparam uma acção de ajuda humanitária.

Militares e viaturas da Kabul Capital Division distribuem ajuda humanitária

Militares e viaturas da Kabul Capital Division distribuem ajuda humanitária.

Missão de reconhecimento com a "Force Protection" junto a um "Check-Point" do Exército Nacional Afegão

Missão de reconhecimento com a "Force Protection" junto a um "Check-Point" do Exército Nacional Afegão

Todas as deslocações no Afeganistão obrigam a elevadas medidas de segurança

Todas as deslocações no Afeganistão obrigam a elevadas medidas de segurança.

Embora o empenhamento dos militares da OMLT KCD tenha sido, até ao momento, de enorme intensidade, destaca-se a grande motivação, o excelente ambiente de trabalho e a vontade de prosseguir com os objectivos determinados. Sabe-se que este é um projecto de longo prazo, mas a cada dia que passa são visíveis melhorias significativas no funcionamento da Divisão e na execução de operações reais, que resultam naturalmente, numa melhor e maior segurança para os habitantes da província de Cabul. OMLT KCD 01-02.

As OMLT como se compreende estão em contacto diário com os militares afegãos e são uma das fortes possibilidades que a NATO tem de influenciar favoravelmente a situação de segurança no Afeganistão

As OMLT como se compreende estão em contacto diário com os militares afegãos, e são uma das fortes possibilidades que a NATO tem de influenciar favoravelmente a situação de segurança no Afeganistão

Os contactos do Exército Afegão com a população a quem conferem segurança são indispensáveis.

Os contactos do Exército Afegão com a população a quem conferem segurança são indispensáveis.

Entre os militares portugeses há a noção que se está no bom caminho mas que não haverá resultado rápidos.

Entre os militares portugeses há a noção que se está no bom caminho mas que não haverá resultado rápidos.

Nota: o “01” refere-se ao escalão em que está a OMLT (Divisão, há outras de brigada por exemplo – ver abaixo), e “02” significa que é a 2ª OMLT portuguesa neste escalão. A 1ª operou no Afeganistão entre Março e Setembro de 2009.

As Forças Armadas Portuguesas no Afeganistão, hoje:

Neste final de Dezembro 104 militares portugueses prestam serviço no Afeganistão. Uma OMLT de Divisão, sobre a qual este artigo versa, com 17 efectivos; uma OMLT de Guarnição (a 4ª que Portugal para ali envia), com 11 militares da Marinha, Exército e Força Aérea; um Módulo de Apoio – a estas forças – com 56 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, entre os quais os encarregues da segurança (“Force Protection”, a designação em voga na NATO e que nós adoptamos); o Destacamento Médico com 16 militares da Marinha, Exército e Força Aérea, que se insere num hospital militar multinacional; 3 oficiais na estrutura de comando da ISAF; 1 oficial na UNAMA, a missão das Nações Unidas no Afeganistão.

"Tagged" como: , , , , , , , ,

Comentários não disponíveis.