É quase uma rotina mas escapam a muita gente: as revistas editadas pelas Forças Nacionais Destacadas. E isto porque a divulgação deste tipo de publicação, da qual hoje disponibilizamos uma na íntegra, costuma limitar-se aos militares que integraram a força em causa e alguma, pouca, distribuição interna nas Forças Armadas.
E é pena porque se na realidade algumas destas publicações não têm grandes preocupações estéticas nem mesmo de apresentar os conteúdos de modo a proporcionar uma leitura agradável, também é certo que regra geral está aqui muita informação que permite ter uma noção muito aproximada da realidade que os nossos militares viveram. Claro que sendo publicações institucionais têm sempre tendência para dar muito espaço a mensagens de altas patentes e a visitantes ilustres, mas em contrapartida, são publicações quase e sempre sem erros técnicos e com informação fidedigna. Valem sempre uma leitura.
A revista que hoje disponibilizamos para ser descarregada em pdf, pertence ao último Contingente Nacional que regressou do Afeganistão, já em 2014, e nas suas mais de 40 páginas é possível descortinar não só o modo como esta Força Nacional Destacada estava organizada, o treino que teve para a missão, e as suas principais actividades no teatro de operações.
Dentro de dias começam a regressar a Portugal os militares do 8.º e último Contingente Nacional no Afeganistão. As Forças Armadas Portuguesas vão ficar simbolicamente representadas naquele país por uma dezena de militares, uma nova página se abre e encerra-se assim mais um ciclo de intervenção militar exterior em nome de Portugal.
Clique aqui para descarregar em pdf a revista:
7-.º CONTINGENTE NACIONAL NO AFEGANISTÃO: NOVEMBRO 2013/MAIO 2014 [2]
Neste teatro de operações perderam a vida dois militares portugueses, o Primeiro-Sargento Comando João Paulo Roma Pereira em 18 de Novembro de 2005 e o Soldado-Pára-quedista Sérgio Miguel Vidal Oliveira Pedrosa em 24 de Novembro de 2007.
Um número não divulgado de militares portugueses ficaram feridos, pelo menos um com gravidade.
Clique aqui para ver quem foram os militares portugueses mortos em missões de paz e humanitárias:
MILITARES PORTUGUESES MORTOS EM MISSÕES DE PAZ [3]