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1ª MISSÃO C-295M COM PÁRA-QUEDISTAS EM TANCOS

O C-295M da Força Aérea Portuguesa, apresentado oficialmente no passado dia 7 de Abril na Base Aérea n.º 6, no Montijo, [1] cumpriu no passado dia 3 de Junho, em Tancos, a primeira missão de lançamento de pára-quedistas em território nacional. O Alfredo Serrano Rosa esteve lá e mostra-nos o que se passou.

Gradualmente as tripulações do C-295M da Esquadra 502 estão a qualificar-se e a ganhar proficiência na sua nova aeronave e ao mesmo tempo “ajudam” os técnicos da fábrica a melhorar alguns detalhes. No âmbito do contrato estabelecido com a Airbus Military decorre um apoio inicial em Portugal, prestado por técnicos desta empresa, o qual inclui vários cursos, nomeadamente na área aeroterrestre (lançamento de pára-quedistas em salto de abertura automática e manual a várias altitudes e lançamento de cargas).
Presentes em Tancos, na antiga Base Aérea n.º 3, em 2 e 3 de Junho estiveram não só os pilotos e restante tripulação do C-295M matrícula 16702 como 1 piloto, 2 jumpmasters (largadores) e 2 loadmasters da empresa e militares instrutores de pára-quedismo da Escola de Tropas Pára-quedistas. Naquela base que já foi a “casa dos elefantes” da 502, actualmente ocupada pelo comando e estado-maior da Brigada de Reacção Rápida e pelas instalações da Unidade de Aviação Ligeira, ambas do Exército, teve lugar a preparação do primeiro teste de lançamento de pára-quedistas, através de saltos de abertura automática e manual (queda-livre).
Embora alguns quadros da Escola de Tropas Pára-quedistas já tivessem no Montijo tomado contacto com aeronave, agora os técnicos da Airbus Military deram a qualificação jumpmasters (largadores) a Instrutores de Pára-quedismo da Escola de Tropas Pára-quedistas e loadmasters a operadores de cabine da Força Aérea Portuguesa. Mais de uma dezena de pára-quedistas efectuaram saltos de abertura automática e manual sendo estes últimos a 12.000 pés.
Muito em breve e apenas com pessoal nacional (tripulações e SOGA – Saltadores Operacionais a Grande Altitude) será efectuada a componente respeitante aos saltos a grande altitude com oxigénio, completando-se assim a componente “pára-quedista” da qualificação de pilotos e restante tripulantes do C-295M e dos largadores e instrutores de pára-quedismo da Escola de Tropas Pára-quedistas do Exército.
O que aqui fica o registo fotográfico desta missão que passa a constar da história da “502 “e das Tropas Pára-quedistas Portuguesas.

 A Torre de Controlo da antiga Base Aérea n.º 3 em Tancos assitiu à 1ª missão do C-295M com osm pára-quedistas portugueses [2]

A Torre de Controlo da antiga Base Aérea n.º 3 em Tancos assitiu à 1ª missão do C-295M com os pára-quedistas portugueses.

O Tenente-Coronel  Luis Graça e o Capitão Marco Carvalho estiveram aos comandos do 16702 [3]

O Tenente-Coronel Luis Graça e o Capitão Marco Carvalho estiveram aos comandos do 16702.

Os pára-quedistas podem saltar pelas portas laterais ou pela rampa mas nesta primeira missão apenas utilizaram uma porta lateral. [4]

Os pára-quedistas podem saltar pelas portas laterais ou pela rampa mas nesta primeira missão apenas utilizaram uma porta lateral esquerda para os saltos automáticos.

O compartimento de carga desta aeronave e bem assim como as dimensões das portas são bem mais generosas que as do C-212 [5]

O compartimento de carga desta aeronave e bem assim como as dimensões das portas e rampa são bem mais generosas que as do C-212 bem conhecido dos pára-quedistas.

O C-295, à semelhança do C-130, está equipado com dois cabos de enganchar, permitindo o salto pelas duas portas laterais. [6]

O C-295, à semelhança do C-130, está equipado com dois cabos de ancoragem, permitindo o salto pelas duas portas laterais em simultâneo.

A adaptação de tripulações C-295M e de pára-quedistas às missões de lançamento em pára-quedas iniciaram-se simbólicamente no mesmo lugar de sempre: Tancos. [7]

A adaptação de tripulações C-295M e de pára-quedistas às missões de lançamento em pára-quedas iniciaram-se num local simbólico para pára-quedistas e unidades de transporte aéreo táctico: Tancos.

Como é habitual quando se testa um novo pára-quedas ou avião, antes do homem, "salta" um manequim. Aqui, ainda em terra, os instrutores equipam-no com um pára-quedas automático. [8]

Como é habitual quando se testa um novo pára-quedas ou avião, antes do homem, "salta" um manequim para avaliar o seu comportamento. Aqui, ainda em terra, os instrutores equipam-no com um pára-quedas automático MC1-C. O "Jeremias" (assim está alcunhado este manequim em Tancos) saltou com sucesso pela porta lateral e pela rampa.

Em 3 de Junho de 2009, am Tancos, posam para a história antes de se iniciar a primeira sessão de saltos de abertura automática a partir de um C-295M da Força Aérea Portuguesa, tripulação, pára-quedistas e técnicos da EADS-CASA. [9]

3 de Junho de 2009, Tancos: tripulação, pára-quedistas e técnicos da Airbus Military, posam para a história, antes de se iniciar a primeira sessão de saltos de abertura automática a partir de um C-295M da Esquadra 502.

Sendo certo que cada salto é um salto diferente, este ainda mais o foi, e espera-se que taão breve quanto possivel muitos pára-quedistas saibam o que é saltar de um C-295M. [10]

Sendo certo que cada salto é um salto diferente, este ainda mais o foi, e espera-se que tão breve quanto possível muitos pára-quedistas saibam o que é saltar de um C-295M.

Luz verde sobre o Arripiado, homens, avião e pára-quedas cumpriram sem o minimo problema esta sessão de saltos.

Luz verde sobre o Arripiado, homens, avião e pára-quedas cumpriram sem o minimo problema esta sessão de saltos.