- - http://www.operacional.pt -

VÍDEO-REPORTAGEM, UM DIA COM O GIOE/GNR

O Operacional esteve em Alcochete, no Campo de Tiro, e acompanhou uma série de exercícios do Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Guarda Nacional Republicana – GIOE/GNR. Trata-se de uma das forças portuguesas que está especialmente vocacionada para combater o terrorismo e a criminalidade violenta e grave e tem também participado em missões internacionais.

GIOE GNR capa video [1]

Este vídeo – link no final deste texto – mostra diversas acções tácticas realizadas por equipas de operações especiais do GIOE, que decorreram em ambiente “carreira de tiro” por questões de segurança – só foram usadas munições reais. As situações com as quais estes militares da GNR se deparam na sua vida profissional, acontecem naturalmente nos mais variados cenários, urbanos e rurais, dentro e fora de Portugal.

As capacidades do GIOE não se esgotam nestes exercícios de treino operacional a que assistimos: segurança e protecção a altas entidades em ambiente hostil; reacção a emboscada e rotura de combate no decurso de uma missão de apoio à paz; prestação de cuidados de emergência médica em ambiente táctico; emprego armas sniper; entrada dinâmica num autocarro de passageiros, situação de resgate de reféns. No artigo de fundo que se seguirá a esta reportagem vídeo, outras valências e mais material do GIOE será apresentado.

O filme está naturalmente feito para demonstrar em poucos minutos e num espaço muito limitado, as acções tácticas já referidas. Para aqui se chegar, são horas, dias, semanas, meses, anos, de estudo, treino, emprego real, avaliação do trabalho realizado, crítica e procura da perfeição na eliminação do erro cometido, e na renovação deste ciclo. Isto só se consegue com pessoal profissional, muito motivado e dispondo dos materiais adequados. Também aqui, na procura do melhor equipamento e fardamento, das armas mais eficazes, este tipo de unidades não pode parar. Isso significaria a ultrapassagem pelos agentes criminosos e da sua notável capacidade de adaptação.

Clique e veja aqui a VÍDEO-REPORTAGEM, UM DIA COM O GIOE/GNR [2]

Quer ler no Operacional sobre os primórdios do GIOE/GNR? Clique em: O PELOTÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA [3]