- - http://www.operacional.pt -

VÍDEO-REPORTAGEM: TREINO DO «LIVE FIRE EXERCISE» “ORION 15”

O Operacional esteve em Santa Margarida, na Brigada Mecanizada, e assistiu aos treinos para o Live Fire Exercise do “Orion 15”. Pela primeira vez, carros de combate Leopard e viaturas blindadas de rodas Pandur II, apoiados por artilharia, morteiros pesados e aviões F-16 da Força Aérea treinaram em conjunto “ combate de alta intensidade”. Aqui fica a vídeo-reportagem.

01Video LFX Orion 15 [1]

Este exercício justifica-se não só por haver já este ano dois grandes exercícios multinacionais em Portugal, o European Air Transport Trainning e o Trident Juncture 15, especialmente este último com fortíssimo empenhamento do Exército em geral e “de Santa Margarida” em particular, como para certificar capacidades que qualquer Exército moderno tem que ter para cumprir cabalmente a sua missão. E isto, ter unidades certificadas segundo os padrões NATO, só se consegue com muito treino e avaliação. 

Não foi um esforço pequeno para os militares envolvidos, certamente que várias lacunas foram detectadas e serão objecto de análise e tentativa de correcção, tendo em vista os dois próximos exercícios multinacionais em que o ramo terrestre, em coordenação com o EMGFA, Marinha e Força Aérea, vai estar empenhado, e também os eventuais empenhamentos operacionais reais que possam surgir.

A situação internacional não está de molde a facilitar na prontidão das forças, e como é sabido, os exércitos não se improvisam.

No “Orion 15”, que abordamos com algum detalhe no artigo EXÉRCITO PREPARA-SE PARA GRANDES EXERCÍCIOS MULTINACIONAIS [2], do comando à execução, estiveram presentes não o resultado de meses de preparação, mas de anos de trabalho, de saber acumulado e dedicação ao ramo, às Forças Armadas e a Portugal.

Veja aqui o VÍDEO-REPORTAGEM: TREINO DO «LIVE FIRE EXERCISE» “ORION 15” [3]