- - http://www.operacional.pt -

VÍDEO-REPORTAGEM: 100 ANOS DE TRANSPORTES NO EXÉRCITO

Termina dentro de pouco mais de uma semana a exposição de viaturas militares dedicada aos 100 ANOS DE TRANSPORTES NO EXÉRCITO [1]. Aqui fica a vídeo-reportagem desta mostra que está patente ao público no Regimento de Transportes do Exército, em Lisboa.

No canto superior direito o logótipo que vai marcar as comemorações, concebido no Regimento de Transportes com "a prata da casa"! No final da exposição, em 20 de Junho, tem inicio o IX Encontro de veículos Militares Antigos, que sai do Regimento e vai até ao Centro de Tropas Comandos e depois para a antiga Bateria da Lage (Oeiras), onde termina. [2]

No final da exposição, em 20 de Junho (Sábado), tem inicio o IX Encontro de veículos Militares Antigos, que sai do Regimento e vai até ao Centro de Tropas Comandos e depois para a antiga Bateria da Lage (Oeiras), onde termina.

Como na altura divulgamos esta exposição – entrada livre, acesso pela Porta-de-Armas do Regimento de Transportes do Exército (na Encarnação, Av. Dr. Alfredo Bensaúde, 1849-010 LISBOA) – inclui mais de duas dezenas de viaturas históricas, a maioria em muito bom estado de conservação, parte delas a funcionar. Pode também ser visitada uma exposição fotográfica retrospectiva dos “transportes do Exército” desde o tempo dos veículos de tracção animal, a criação da “Comissão de Automobilismo Militar” do ramo, participação na Grande Guerra, Guerra do Ultramar, Missões de Paz e Humanitárias e a actualidade do Regimento de Transportes do Exército. No espaço desta mostra fotográfica está também patente uma exposição de modelismo realizada pela Associação de Modelismo do Montijo e Hobbykit, e ainda um grande conjunto de pequenos modelos, propriedade do Regimento, que mostram viaturas militares que serviram no Exército Português, muitas delas pouco vistas nestes eventos pois são as viaturas do dia-a-dia, administrativas e de transportes gerais, que não sendo “operacionais” tendem a ser esquecidas pelos aficionados da temática militar, mas…muita falta fazem no funcionamento da instituição militar e a toda uma série de entidades públicas e até privadas que o Exército apoia, através da sua unidade de transportes.

Veja aqui a VÍDEO-REPORTAGEM: 100 ANOS DE TRANSPORTES NO EXÉRCITO [3]