- - http://www.operacional.pt -

REVISTA DA CAVALARIA

revista-da-cavalaria-16 [1]

Acaba de chegar às mãos dos assinantes o n.º 16 (3ª série) da “Revista da Cavalaria”. Trata-se de uma revista propriedade da “Associação Revista da Cavalaria”, publicada 4 vezes por ano e aborda assuntos relativos à cavalaria entendida como Arma do Exército Português.
Nascida em 2003, esta 3ª série – as anteriores foram dadas à estampa entre 1901 e 1907 a 1ª e entre 1939 e 1971, a 2ª – foi uma iniciativa do então Director Honorário da Arma de Cavalaria, Tenente-General Sousa Pinto, e tem sido publicada com regularidade nestes últimos cinco anos.
Embora sendo uma publicação não-oficial o assunto a que se dedica e a qualidade da esmagadora maioria dos membros da associação, dão-lhe um cariz, digamos que oficioso. E o resultado é muito interessante pois embora a revista tenha uma componente institucional (Palavras do Director da Arma; Resenha de Actividades das Unidades; Promoções/Nomeações/Óbitos), os artigos publicados vão várias vezes além disso. Ou seja, quem os escreve, é gente que sabe do que fala porque muitos são oficiais e sargentos que estão bem por dentro dos problemas da Arma e do Exército. Luís Costa ,um investigador civil, publica com alguma regularidade artigos de carácter histórico sobre viaturas militares.
A revista mantém um prémio literário destinado aos alunos da Escola de Sargentos do Exército e assume a responsabilidade, usualmente com o apoio das unidades de cavalaria, por Seminários sobre assuntos relativos à Arma.
Outro aspecto interessante na “Revista da Cavalaria” é o facto de os números serem temáticos. Assim, a direcção informa com antecedência o tema das próximas edições e quem o deseje colabora com artigos sobre o assunto em causa.
Este número que hoje apresentamos, com 46 páginas a preto e branco, formato A4, está dedicado à “Simulação na Cavalaria” e insere os seguintes artigos:
Palavras do Director Honorário da Arma: Major-General Luís Miguel de Negreiros Morais de Medeiros;
Editorial: Tenente-Coronel Miguel Freire;
Necessidade e importância da Modelação & Simulação – Alferes Cordeiro Caetano;
Simulador VBR PANDUR II 8X8 PCAN 30mm – Tenente Paulo Fernandes;
Simulação para as guarnições de CC LEOPARD 2A6 no Exército Espanhol – Tenente-Coronel Jorge Pedro;
Porquê Carros de Combate no Reconhecimento? – Major Serrano;
Cargas na História – Furriel Ricardo Gonçalves;
“Os meus livros” – Major-General Martins Ferreira;
“A Cavalaria na Guerra da Restauração” (comentário a livro) – Major Jorge Henriques;
Resenha de Actividades das Unidades (Escola Prática de Cavalaria, Regimento de Lanceiros n.º 2; Regimento de Cavalaria n.º 3; Quartel da Cavalaria em Santa Margarida; Regimento de Cavalaria n.º 6; Regimento de Cavalaria da GNR Centro Militar de Educação Física e Desportos);
Promoções e Nomeações.

A revista só circula por assinatura anual (15,00 €) e pode ser obtida contactando a Associação: revistadacavalaria@gmail.com