- - http://www.operacional.pt -

REVISTA DA CAVALARIA – AGORA DIGITAL

A “Revista da Cavalaria” acaba de publicar o seu último número em papel, passando agora definitivamente a estar apenas disponível via internet. “Os tempos são de mudança e exigem novas abordagens à continuação do projecto da Revista da Cavalaria”, diz no Editorial o Tenente-Coronel Miguel Freire, o seu Director.

001 Revista Cavalaria [1]

Não podemos deixar de manifestar pena que a Revista tenha sido forçada a esta opção, mas por outro lado ficamos satisfeitos, vai ser possível continuar a ler aquilo que os seus colaboradores escrevem, o projecto não desaparece.

A Revista que sempre acompanhamos nesta sua 3.ª Série (e mesmo algumas anteriores), tem sido de facto uma boa fonte de informação não só sobre temas actuais como históricos relativos à Cavalaria. A generalidade dos artigos publicados são inéditos, têm substância e são escritos porque quem sabe, quem viveu ou quem estudou com seriedade as matérias que aborda.

Nós no Operacional que sempre vivemos no ambiente digital sabemos bem as suas potencialidades mas também sofremos com os seus defeitos e limitações. É natural que a Revista chegue agora a mais gente, sem a mínima dúvida e isso é muito positivo, mas também pode bem acontecer que alguns dos seus colaboradores não se sintam tão motivados como antes para escrever, para nos transmitir o fruto do seu trabalho de investigação – por vezes de anos e de grande investimento – uma vez que este meio digital é rico no desrespeito pelos direitos de autor, com “curiosos” a passarem com grande facilidade e descaramento por “profissionais”, pelo uso e abuso destas possibilidades tecnológicas.

O TCor Miguel Freire no Editorial deixa bem clara a sua opinião, como sempre aliás ao longo destes anos, e só podemos desejar-lhe e à Revista, que no mínimo mantenha a qualidade de sempre, e agora, com um potencial universo de leitores mais alargado, consiga motivar os entusiastas desta área do conhecimento para uma maior colaboração informada e um aumento do número de leitores. Bem o merecem a Revista da Cavalaria e os seus Colaboradores.

Site da Revista da Cavalaria [2]

Leia no Operacional sobre a Revista da Cavalaria:

TROPAS A CAVALO, ANGOLA (1967-74) & MOÇAMBIQUE (1972-74) [3]
LISTA DE LEITURA PROFISSIONAL [4]
REVISTA DA CAVALARIA [5]

003 Revista Cavalaria [6]

004 Revista Cavalaria [7]

002 Revista Cavalaria [8]