- - http://www.operacional.pt -

PORTUGUESES EM DESTAQUE NA KFOR (KOSOVO)

A revista mensal da força multinacional liderada pela NATO que actua no Kosovo, o KFOR Chronicle, acaba de publicar a sua edição de 30 de Abril de 2010, a qual dá grande destaque às forças portuguesas no Kosovo.

Portugal na capa do KFOR Cronicle [1]

Portugal na capa do KFOR Chronicle

Logo para capa da revista foi escolhida uma fotografia da cerimónia de transferência de autoridade do passado dia 24 de Março de 2010, quando o 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (1BIMec) da Brigada Mecanizada, “passou o testemunho” ao 2º Batalhão de Infantaria Pára-quedista  (2ºBIPara) da Brigada de Reacção Rápida.

Este momento foi materializado com a entrega pelo comandante da Kosovo Force, o Tenente-General Markus Bentler, ao comandante do 2ª BIPara, Tenente-Coronel Pára-quedista Nuno Moreira, do guião da KFOR Tactical Reserve Manoeuver Battalion (KTM) – Reserva Táctica do Comandante da KFOR.

Mas não só, a revista insere ainda, além de artigo referente a esta cerimónia, outros dois em que se referem as actividades dos portugueses naquele teatro de operações: “Gate 1 Exercice” da autoria do Tenente-Coronel do Exército Ucraniano Serhiy Panchenko, refere um exercício envolvendo a KTM em 19 de Abril; “KTM – Full Operational Capability” da 1ª Tenente Sima Azarnoush do Exército dos EUA, reporta-se a outro exercício, em Camp Vrelo, onde várias unidades da KFOR participaram, e onde é dado destaque à força portuguesa que nesta altura foi considerada “pronta para acções de controlo de tumultos”.

Em ambos os artigos, bem assim como na capa, as fotos são de Afrim Hajrullahu.

O 1º BIMeb sob o comando do TCor Lino Gonçalves terminou 6 meses de missão no Kosovo e "passou o testemunho" ao 2º BIPara. [2]

O 1º BIMec sob o comando do TCor Lino Gonçalves terminou 6 meses de missão no Kosovo e "passou o testemunho" ao 2º BIPara.

3-kfor-2010-f

Manutenção da ordem pública em condições "muito exigentes" é uma das missões dos portugueses no Kosovo.

Quer descarregar o KFOR Chronicle? Aceda aqui ao site da KFOR [3]

Que ler mais artigos sobre o Kosovo no “Operacional”?

NOVOS CONTINGENTES PARA KOSOVO E AFEGANISTÃO [4]

MAJOR-GENERAL RAUL CUNHA FALA AO “OPERACIONAL” [5]

KOSOVO: AS OPERAÇÕES DE CERCO E BUSCA [6]

KOSOVO: BATALHÃO PORTUGUÊS NA KFOR TV [7]

KOSOVO: A ÚLTIMA MISSÃO DA CHAIMITE [8]

AGRUPAMENTO MIKE [9]

MISSÕES EXTERIORES EM DESTAQUE [10]

MILITARES PORTUGUESES MORTOS EM MISSÕES DE PAZ [11]