- - http://www.operacional.pt -

O “OPERACIONAL” VAI SUSPENDER A PUBLICAÇÃO

Caros leitores,
O “Operacional” vai suspender a publicação. Não fechamos a porta a um regresso neste ou noutro formato, mas este projecto, nestes moldes exactos, chega ao fim dois anos depois de ter começado. suspender-pub
Razões
O “Operacional”, apesar da colaboração desinteressada de muitos amigos, chegou a um ponto em que, no nosso entender, havia que tomar decisões sobre a sua manutenção, a sua continuidade. A realidade, nua e crua é esta, as audiências estão a subir mas o esforço diário para conseguir isso está a torna-se incomportável, quer em termos de tempo despendido quer de recursos.
Como todos sabem o “Operacional” é um projecto privado, criado e mantido diariamente por 3 pessoas, por “carolice”. Nem sempre o espaço necessário para outras partes da vida estava a ser possível e, por outro lado, muitas solicitações que nos eram feitas e outras que desejávamos concretizar, não estavam a ser possíveis por falta e suporte económico. Todos sabem do que vivemos e, também para nós, gastos extraordinários têm que ser cada vez menos.


Opções
Duas opções principais se nos colocaram: abrandar o ritmo, diminuindo o número de inserção de artigos e naturalmente chegar a menos leitores, começar a definhar; ou transformar o “Operacional” numa empresa que pudesse, recolhendo financiamento, aumentar o número de trabalhos publicados e logo chegar a mais leitores.
Como nenhum de nós tem “veia” comercial…Não nos restavam grandes opções.
Não queremos assistir à “morte lenta” do “Operacional”. Optamos assim por fechar o site, mantendo-o activo com todo o material publicado, sem actualização, durante este mês e depois desligar o servidor.


Balanço
Cada um dos nossos leitores, olhando para os objectivos que traçamos e estão escritos, fará o seu balanço do que foi o www.operacional.pt . Os números estão aqui para análise, como aliás sempre fizemos regularmente. Tudo clarinho.

Este é o 253º post colocado em 22 meses o que significa terem sido colocados, aproximadamente, um post a cada 2 dias e meio.

Em 4 de Novembro de 2010 ultrapassamos as 700.000 visualizações.

Os gráficos referentes ao site têm origem em duas fontes, o “WordPress” (dados recolhidos desde 5 de Janeiro de 2009) e “Google Analytics” (dados recolhidos desde 20 Janeiro 2009, logo menos tempo e números ligeiramente mais baixos, mas a dar uma noção da difusão mundial). Os do Youtube e Facebook são fornecidos pelos próprios.

Gráficos “WordPress”:

Total de visualizações em cada mês. [1]

Total de visualizações mensal. Em Outubro de 2010 atingiu-se o máximo mensal de visualizações desde a criação do site, que totalizavam, em 4 de Novembro, as 700.000.

Totais de visualizações em cada mês desde o inicio e médias mensais. [2]

Totais de visualizações em cada mês, totais anuais e médias diárias.

Posts mais acedidos na última semana [3]

Posts mais acedidos na última semana;

nos últimos 30 dias... [4]

nos últimos 30 dias;

nos últimos 90 dias; [5]

nos últimos 90 dias;

no último ano; [6]

no último ano;

e os 100 mais vistos desde Janeiro de 2009 (1) [7]

e os 100 mais vistos desde Janeiro de 2009 (1)

os 100 mais vistos desde Janeiro de 2009 (2) [8]

os 100 mais vistos desde Janeiro de 2009 (2)

os 100 mais vistos desde Janeiro de 2009 (3) [9]

os 100 mais vistos desde Janeiro de 2009 (3)

os 100 mais vistos desde Janeiro de 2009 (4) [10]

os 100 mais vistos desde Janeiro de 2009 (4)


Gráficos Google Analytics:

Evolução geral: Visitas, visitantes únicos e visualizações. [11]

Evolução geral: visitas, visitantes únicos e visualizações.

Visitantes únicos mês a mês. [12]

Visitantes únicos mês a mês.

Cerca de 27% dos visitantes do Operacional vieram do estrangeiro. [13]

Cerca de 27% dos visitantes do Operacional vieram do estrangeiro.

Mais de 5.000 locais em todo o mundo foram origem dos nossos visitantes [14]

Mais de 5.000 locais em todo o mundo foram origem dos nossos visitantes

15-europa [15]

16-america-do-sul [16]17-america-do-norte [17]19-asia [18]20-africa [19]21-oceania [20]18-america-central [21]

O canal Youtube do “Operacional” foi pouco alimentado de vídeos, mas ainda assim registou um número de visualizações bastante razoável, 19.770 no total.

22-youtube [22]

O “Operacional” juntou-se ao Facebook em Abril de 2010 e apresenta em 31 de Outubro os seguintes números:

23-face [23]

24-face [24]

25-face [25]

Marca “Operacional”
O “Operacional” é uma marca registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial e assim continuará. Todos os artigos e imagens que publicamos estão identificados e pertencem única e exclusivamente aos seus autores. Mesmo depois do site sair do ar qualquer uso não autorizado pelos autores deste material permanece ilegal.


Agradecimentos
O “Operacional” como aliás temos afirmado em diversas ocasiões, chegou onde chegou e temos muito orgulho nisso, graças à colaboração de muitos amigos. A todos, os que escreveram ou enviaram fotografias, mas também aqueles que nos ajudaram sem assinar, com comentários, informações, esclarecimentos, criticas, convites para visitar unidades, o nosso profundo agradecimento. Sentimos que os podemos estar a desiludir neste momento, mas as coisas são o que são.
Não esquecemos ainda o apoio que durante muitos meses a firma “Milícia” deu ao “Operacional”, sem rigorosamente nada exigir em troca, e que aliviou o nosso próprio investimento no projecto.

Não nos queixamos de nada nem de ninguém, chegamos onde fomos capazes.


Armando Dinis Marques, Miguel Silva Machado, António Sucena do Carmo. [26]

Armando Dinis Marques, Miguel Silva Machado, António Sucena do Carmo.

07 de Novembro de 2010.


Sobre este mesmo assunto, publicamos em 23 de Novembro de 2010: O “OPERACIONAL” LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA [27]