- - http://www.operacional.pt -

EMBLEMA DA ASSOCIAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS TEJO-NORTE

HISTÓRIA BREVE DA APqTN

Em 26 de Janeiro de 2009, por iniciativa de um grupo de militares pára-quedistas, constituiu-se a ASSOCIAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS TEJO-NORTE (APqTN) com o propósito de preservar «…laços de amizade e companheirismo solidificados ao longo da sua vivência militar nas TROPAS PÁRA-QUEDISTAS…» e de promover actividades culturais, desportivas, recreativas e socioeconómicas.

Esboçada administrativamente, e registados os seus Estatutos no Cartório Notarial de Lisboa Marta Chalaça (9 de Março de 2009), a recém-criada “colectividade pára-quedista” realizou a sua primeira Assembleia-geral em 27 de Novembro de 2009, onde foram eleitos os Órgãos Sociais e aprovado o seu Regulamento Interno.

Finalmente, a 27 de Março de 2010, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, viu a APqTN ser inaugurada a sua nova sede.

Cedidas em regime de comodato, as instalações com uma área global de 588,08m2 estão sedeadas na Rua do Instituto Conde Agrilongo, Nº42, Bairro Alto da Loba, Paço d’Arcos.

associacao-paras_oeiras [1]

EMBLEMA OFICIAL(1)

Entre as várias fases de activação e organização desta colectividade (desde o recrutamento de associados até à construção do edifício administrativo), destacamos uma pelo seu cuidado(2) e empenho: a criação do emblema oficial.

O emblema oficial, como é do conhecimento geral, é o elemento gráfico que serve para identificar a ASSOCIAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS TEJO-NORTE (APqTN) e seus sócios nos quatro cantos do mundo(3). A reprodução em sua forma completa, sempre conforme os modelos definitivamente aprovados, identifica a colectividade de maneira visualmente clara, fortalecendo e projectando a sua imagem pública.

Paralelamente a toda a construção dos elementos gráficos que compõem o emblema, outro factor incontornável para sua cabal interpretação, reside na sua descrição e simbologia que revelamos e proporcionamos aos nossos leitores.


Modelo do emblema da APqTN. [2]

Modelo do emblema da APqTN.

ASSOCIAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS TEJO-NORTE

(emblema)

DESCRIÇÃO:

Círculo canelado de azul, uma estrela de oito raios de ouro encerrada numa caderna de crescentes sobre quatro burelas ondadas, tudo de prata.

SIMBOLOGIA:

– O azul, cor base do emblema, lembra o espaço tridimensional que os pára-quedistas se habituaram a respeitar e a dominar.

– O círculo canelado representa um pára-quedas aberto;

– A estrela de oito raios de ouro encerrada numa caderna de crescentes de prata lembra a vila de Oeiras, sede da Associação, remetendo-nos para os elementos heráldicos do 1.° Conde de Oeiras (decreto régio de 6 de Junho de 1759 e competente carta régia expedida a 15 do mesmo ano e mês), Sebastião José de Carvalho e Melo, mais tarde Marquês de Pombal.

– As burelas ondadas são uma referência ao rio Tejo.

Modelo do emblema da APqTN (desenho com cores directas). [3]

Modelo do emblema da APqTN (desenho com cores directas).

Modelo do emblema da APqTN (desenho a traço). [4]

Modelo do emblema da APqTN (desenho a traço).

NOTAS:

(1) Um agradecimento muito especial ao TCor José Manuel Pedroso da Silva pela ajuda na obtenção de todos os elementos heráldicos relativos ao emblema oficial da APqTN.

(2) Destacamos o emblema da APqTN pelo seu “bom gosto” e rigor exibidos na sua construção. Este emblema “fugiu” assim, aos desenhos tradicionais de outras organizações congéneres que na maioria dos casos, devido ao excesso e à mescla de elementos heráldicos colocados num mesmo emblema, os tornaram redundantes, de difícil interpretação e, sob o ponto de vista estritamente heráldico, sem obediência a qualquer regra universalmente estabelecida.

(3) A Associação de Pára-quedistas Tejo-Norte (APqTN) dispõe de um sítio electrónico que pode ser consultado em: www.apqtn.pt [5]