- - http://www.operacional.pt -

C-212 AVIOCAR AO SERVIÇO DE PORTUGAL DESDE 1974

No mesmo momento em que a Esquadra 401 foi extinta deixou-nos esta obra dedicada ao C-212 AVIOCAR, aeronave que terminou o serviço activo na Força Aérea Portuguesa em Dezembro de 2011.

001-capa-aviocar [1]

O livro, com prefácio do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, está organizado em capítulos temáticos, pequenos em texto e muito ilustrados com excelentes fotografias, parte delas inéditas, sendo muito “simples de ler” e ainda assim bastante informativo. O essencial está lá!

O Índice (que publicamos) mostra bem as áreas que esta obra abrange e não há muito mais a dizer, para quem queira ter uma noção necessariamente geral do que é este avião e qual foi o seu papel nos 37 anos de serviço na Força Aérea Portuguesa. Vamos só abordar alguns aspectos que nos parecem mais importantes.

Tancos, de 1974 a 1993; Sintra, de 1974/75 a 2009; Lages, de 1976 a 2010; e finalmente Montijo de 2009 a 2011 são “casas” que tripulações e manutenção deste avião de fabrico espanhol, adquirido pela FAP nas versões “100” e “300”, bem conheceram e nas quais deixaram as suas marcas. Seguem-se as Esquadras de Voo, as primeiras e a manutenção de modo mais sintético e depois, com mais detalhe, “Cientistas”, “Elefantes”, “Golfinhos” e “Albatrozes”.
As missões que este pequeno/grande avião desempenhou e a partir de que bases, com a “Cruz de Cristo” na fuselagem, estão aqui descritas. Tantas e tão diversas que fácil se torna perceber porque é que realmente o C-212 foi um avião tão importante para a Força Aérea e as Forças Armadas. Mais marcante ainda o AVIOCAR foi para aqueles, civis e militares – e foram muitos – que das suas capacidades, do saber-fazer dos seus tripulantes e manutenção, alguma coisa beneficiaram quer no seu trabalho normal quer em situações de emergência.

É sem dúvida um interessante olhar pela vida e obra do AVIOCAR na FAP, esta obra que a Esquadra 401 entendeu publicar.

O livro tem capa dura, formato 25X31cm, 160 páginas e pode ser adquirido no Museu do Ar pelo preço de 30,00.

20-indice [2]

1-aviocar [3]

2-aviocar [4]

3-aviocar [5]

4-aviocar [6]

5-aviocar [7]

6-aviocar [8]

7-aviocar [9]

8-aviocar [10]

9-aviocar [11]

10-aviocar [12]

11-aviocar [13]

12-aviocar [14]

13-aviocar [15]

14-aviocar [16]


15-aviocar [17]

16-aviocar [18]

17-aviocar [19]

18-aviocar [20]

19-ficha-tecnica [21]

Quer ler no “Operacional” sobre o C-212 AVIOCAR? Clique em:

ATÉ SEMPRE “AVIOCAR”! [22]

AVIOCAR EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE [23]