- - https://www.operacional.pt -

BOLETIM DA AFAP

A Associação da Força Aérea Portuguesa publica um Boletim informativo, actualmente com periodicidade semestral, no qual se conjugam não só notícias sobre a Associação e suas actividades como “pedaços” da história da Força Aérea Portuguesa – e mesmo estrangeiras – contados pelos seus protagonistas.

Boletim AFAP [1]

No formato e periodicidade actuais, o Boletim da AFAP, prossegue o estilo que há muito caracteriza este órgão de informação da associação criada em 1983 e reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública em 1989. A AFAP foi uma iniciativa da própria Força Aérea, sendo o seu principal impulsionador o General Lemos Ferreira, mas teve desde a fundação o apoio de muitas pessoas dentro e fora do ramo. O Boletim, traduzindo naturalmente a vontade dos associados através dos órgãos eleitos, segue uma linha editorial que não é propriamente idêntica aos de um órgão de informação institucional, havendo no entanto respeito pela instituição militar e por regra pelas opções políticas aí implementadas.

Acabou de ser publicado o n.º 54, Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho/2015, que pode ser descarregado em pdf. na página da AFAP no site do EMFA.

O Boletim AFAP, na nossa opinião, além dos assuntos que interessam sobretudo aos seus sócios – notícias, fotos dos associados, actividades da AFAP, aqueles que partindo permanecem na nossa memória – tem quase e sempre diversos artigos escritos por protagonistas nos factos, que nos dão uma perspectiva da história da Força Aérea muito interessante. Sendo a maioria dos associados que escrevem pessoas que serviram nas Campanhas de África, não raramente aqui lemos histórias desse período que nunca vieram a público, nem sempre com final feliz, algumas cómicas, mas a generalidade de inegável valor para quem se interessa pela nossa história militar de Portugal e em particular a da Força Aérea Portuguesa.

Estando a totalidade do boletim disponível na internet não faz grande sentido, ao contrário do habitual nesta secção “Já Lemos”, publicar algumas páginas do boletim. Mesmo assim não deixamos de destacar neste número 54, os artigos relativos aos primórdios da Força Aérea pela pena do General PILAV Lemos Ferreira, onde detalha muitos aspectos – alguns “bem à portuguesa” – dos tempos em que o “jacto” dava os primeiros passos «NOTAS SOLTAS RELATIVAS À TRANSIÇÃO DA AERONÁUTICA MILITAR (5.ª ARMA DO EXÉRCITO) PARA A FORÇA AÉREA»; outro artigo, por sinal do mesmo autor, sobre uma epopeia possivelmente desconhecida de muitos, relativa ao Estado Português da Índia «OS TAIP – TRANSPORTES AÉREOS DA ÍNDIA PORTUGUESA»; «O CANTINHO DO CARDOSÃO – PRENDA DE NATAL», da autoria do Major PIL Adelino Cardoso, figura incontornável em qualquer bibliografia aeronáutica portuguesa com inúmeros artigos publicados neste Boletim e no “Mais Alto”, além de livros enciclopédicos sobre a Força Aérea, que nesta secção, anos e anos seguidos, escreve com estilo característico as suas peripécias aeronáuticas; muito curioso tambémo artig o do Coronel PILAV João Ivo da Silva sobre a compra dos Falcon 20 e uma invulgar missão à Guiné-Bissau « GÉNESE DOS AVIÕES FALCON-20 DA FAP»; e para terminar um artigo do Major-General PILAV José Augusto Barrigas Quiroga, «TENENTE-CORONEL PILOTO AVIADOR LUÍS FERNANDO ALMADA DE OLIVEIRA», memórias de um tenente combatente de África sobre o seu comandante, tenente-coronel (mais tarde falecido a voar, já fora da Força Aérea), com o qual serviu na Esquadra 94, em Angola, e que nos dá uma visão muito “terra-a-terra” da guerra, transcrevendo mesmo parte do registo da “Operação Bomboko” (Angola, 1970).

 

Clique e leia o Boletim da AFAP [2].