- - http://www.operacional.pt -

BASE AÉREA N.º 6, 65 ANOS DE MEMÓRIAS, 1953-2018

Numa altura em que o destino da Base Aérea N.º 6 ainda não estará completamente definido, acaba de ser lançada esta obra sobre a sua história e do anterior Centro de Aviação Naval, na península do Montijo, onde foi construída esta infra-estrutura aeronáutica, umas das mais importantes de Portugal e durante anos até com relevância para a NATO. O leitor vai tomar contacto não só com os fundamentados textos de Pedro Ventura como com abundante documentação obtida em minuciosa investigação nos arquivos nacionais e muitas fotografias de excelente qualidade.

[1]

Muita oportuna esta obra, um trabalho de investigação que nos mostra aspectos pouco conhecidos ou mesmo inéditos, do caminho percorrido para se chegar à construção do Centro de Aviação Naval de Lisboa, no Montijo, posterior transferência para a Força Aérea Portuguesa e a vida desta unidade até aos dias de hoje.

Não sabemos o que ali se irá passar mas uma coisa é certa, este trabalho do Capitão Pedro Gonçalves Ventura, numa edição da Base Aérea n.º 6, publicado pela By The Book, irá perpetuar a história militar das unidades da Marinha e da Força Aérea que ali estiveram localizadas. Antes da “ocupação militar”, do Paleolítico ao início do século XX, trata o primeiro capítulo da obra, integralmente dedicado ao que na Península do Montijo se sabe comprovadamente que existiu e mesmo o que esteve previsto e nunca veio a acontecer, como o “Porto Comercial para o Ribatejo”.

O trabalho de Pedro Ventura é um documento único para os interessados na temática ligada à Defesa Nacional e às Forças Armadas, sobretudo aos apaixonados pela Aviação Naval e pela Força Aérea Portuguesa (FAP). Aqui fica a história destas duas componentes da “aviação militar portuguesa” na Península do Montijo, sobretudo a FAP como é natural porque se estende até aos nossos dias.

O leitor vai tomar contacto não só com os fundamentados textos de Pedro Ventura como com abundante documentação obtida em minuciosa investigação nos arquivos nacionais, dezenas de desenhos, projectos, plantas da mesma origem, e ainda um enorme conjunto de fotografias, a maioria de excelente qualidade.

Os aspectos gráficos do livro foram muito cuidados, o design é atraente, estamos perante um livro que se lê com interesse e é um prazer vê-lo!

O Prefácio é assinado pelo Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República entre 1996 e 2006, o General Manuel Teixeira Rolo, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (2016-2019), escreve a Nota de Abertura e o Coronel PILAV Hélder Martins Rebelo, comandante da BA 6, uma Mensagem. Além do que se pode ver no Índice da obra (ver abaixo), o livro que tem um cariz institucional inclui ainda páginas dedicadas à heráldica, nomeadamente o “Brasão da Unidade”, “Estandarte da Unidade” e “Brasão de Armas do Comandante”. Ainda de salientar o curioso “Logotipo comemorativo do 65.º aniversário da BA 6” da autoria de Miguel Garrana Amaral. Para os que além dos aviões também se interessam pelas viaturas da Força Aérea, a última página da obra inclui um mosaico com fotos de 16 viaturas que podemos classificar de “veículos militares históricas”.

O formato é 19,7 x 26 cm, capa dura, 320 páginas profusamente ilustradas com mais de 150 fotos a preto e branco e a cores. ISBN 978-989-8614-71-1.

Sendo uma edição da própria Base Aérea pode no entanto ser adquirido pelos interessados, pelo preço de 20€, numa das seguintes modalidades: na Tesouraria da Base Aérea n.º 6; contactando por e-mail, solicitando a reserva de um exemplar através do Gabinete do Comando da BA6 (ba6_cmd_gabcmd@emfa.pt).

[2]

[3]

[4]

[5]

[6]

[7]

[8]

[9]

[10]

[11]

[12]

[13]

[14]

[15]

[16]

[17]

[18]

[19]

[20]

 

Quer ler no Operacional um artigo sobre a Base Aérea n.º 6? Clique em: C-295M APRESENTADO NA BASE AÉREA N.º 6 [21]