- - https://www.operacional.pt -

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA ARTILHARIA DE COSTA

A Artilharia de Costa, um tema muito presente no Operacional, tem razões para ter esperança acrescida no que à preservação histórico-cultural da sua memória, em Portugal, diz respeito. Nasceu a Associação dos Amigos da Artilharia de Costa que vivamente apoiamos e incentivamos no trabalho que se propõe desenvolver.

O material "23,4cm" da Fonte da Telha deve ser preservado.Várias circunstâncias permitiram tivesse chegado  aos dias de hoje - ao contrário de praticamente todas as outras baterias deste tipo  e época no mundo - quase em "estado operacional", atraindo o interesse de estudiosos e visitantes nacionais e estrangeiros. [1]

O material “23,4cm” da Fonte da Telha deve ser preservado.Várias circunstâncias permitiram tivesse chegado aos dias de hoje – ao contrário de praticamente todas as outras baterias deste tipo e época no mundo – quase em “estado operacional”, atraindo o interesse de estudiosos e visitantes nacionais e estrangeiros.

Passados cerca de 4 meses de funcionamento da Comissão Instaladora da Associação dos Amigos da Artilharia de Costa (ARTCOSTA), foi consumado o primeiro passo do ato criador através de escritura pública, que teve lugar no passado dia 23 de Outubro de 2015, como pessoa colectiva de direito privado e sem fins lucrativos.

O seu trabalho é para criar as condições tendentes a preservar um enorme manancial de património histórico-militar, único em Portugal e algum mesmo muito raro a nível mundial – a bateria da “Raposa” por exemplo, é a única no mundo, da época da “guerra-fria”, com aquele tipo de material (23,4cm), naquele estado de conservação.

A ARTCOSTA tem por finalidade defender, valorizar, investigar e estudar o património histórico-militar, técnico e cultural da Artilharia de Costa e da Defesa Costeira Portuguesa, a par da preservação do património humano e da promoção da amizade, camaradagem e solidariedade entre os seus associados e a sociedade em geral.

No âmbito do seu objecto social a associação poderá promover e apoiar actividades de turismo cultural e cooperar com outras organizações, tanto a nível nacional como internacional.

A comissão instaladora convida todos aqueles que prestaram serviço militar na Artilharia de Costa, ou simplesmente simpatizam ou pretendem apoiar a defesa do património cultural e histórico da Artilharia de Costa e da Defesa Costeira, a inscreverem-se como associados, através do endereço art.costa.2015@gmail.com

Até à Assembleia Geral, que está programada para 29 de Novembro próximo, a inscrição na Associação permitirá aos interessados apoiarem este impulso criador, assumindo a qualidade de associados fundadores.

Para qualquer esclarecimento, contactar:

Cor. Artª (RES) Carlos Alpedrinha Pires (967072365), Presidente da Comissão Instaladora, ou

Cor. Artª (RES) Carlos Bigares Serra (934258436), Vice-Presidente para a Comunicação

 

A Comissão Instaladora da ARTCOSTA, junto a uma das peças da antiga 3.ª Bateria do Regimento de Artilharia de Costa (Lage), hoje muito bem  preservada pela Associação de Comandos. [2]

A Comissão Instaladora da ARTCOSTA, junto a uma das peças da antiga 3.ª Bateria do Regimento de Artilharia de Costa (Lage), hoje muito bem preservada pela Associação de Comandos.

O aspecto de uma das peças de 150mm da bateria da  Lage... [3]

O aspecto de uma das peças de 150mm da bateria da Lage…

E uma da antiga Bateria da Parede. [4]

…e uma de 152mm da antiga Bateria da Parede. É esta situação que se pretende reverter neste local e evitar a todo o custo que venha a acontecer na Fonte da Telha.

 

Leia no Operacional artigos sobre Artilharia de Costa:

GIBRALTAR: O CANHÃO DAS 100 TONELADAS [5]

O MAIOR CANHÃO DO MUNDO [6]

FUTURO MUSEU MILITAR DE ARTILHARIA DE COSTA [7]

OS ÚLTIMOS DISPAROS DO “MURO DO ATLÂNTICO” PORTUGUÊS [8]

“DE ESPANHA… [9]

NO FORTE DO BOM SUCESSO [10]

OS CANHÕES DA CASTANHEIRA EM PONTA DELGADA… [11]

O ESCUDO DO REINO, A FORTALEZA DE S. JULIÃO DA BARRA [12]

FORTRESS STUDY GROUP : STUDY TOUR – PORTUGAL (30MAI/06JUN 2015) [13]

CASEMATE [14]

GUARITAS, ARTE E ENGENHO [15]

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA MILITAR – ANGOLA [16]