- - http://www.operacional.pt -

91º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DE LA LYS

No passado dia 18 de Abril, comemorou-se em Richebourg e em La Couture (departamento Pas de Calais), o 91º Aniversário da Batalha de La Lys, acontecimento incontornável da história militar portuguesa em que estiveram empenhados os efectivos do Corpo Expedicionário Português (CEP) que participaram na 1ª Guerra Mundial.

Nesta batalha, a 2ª Divisão do CEP, em algumas escassas horas, perdeu cerca de 7.500 militares entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros.

Comandados pelo General Gomes da Costa, os militares portugueses, nem sempre apoiados incondicionalmente pelo Governo de Lisboa (Sidónio Pais), foram sacrificados impiedosamente numa ofensiva desencadeada por quatro divisões do 6º Exército germânico sob o comando do General Ferdinand von Quast.

Ocorrida a 9 de Abril de 1918, e apesar de vitimados, a coragem dos militares portugueses demonstrada em combate tem sido elogiada e lembrada além-fronteiras, principalmente pelas forças aliadas.

Acontecimento que – conjuntamente com os combates em África no mesmo conflito – jamais deverá ser esquecido pela memória colectiva de Portugal, aqui fica um modesto registo, da tradicional cerimónia que este ano foi presidida pelo Embaixador de Portugal em França, Dr. Francisco Seixas da Costa, representantes das Forças Armadas Portuguesas, autoridades militares e civis francesas e muitos cidadãos anónimos.

O Embaixador de Portugal em França, Dr. Francisco Seixas da Costa presidiu, em 18ABR09, às comemorações do 91º Aniversário da Batalha de LA LYS. (Foto oficial Embaixada de Portugal em Paris) [1]

O Embaixador de Portugal em França, Dr. Francisco Seixas da Costa presidiu, em 18ABR09, às comemorações do 91º Aniversário da Batalha de LA LYS. (Foto oficial Embaixada de Portugal em Paris)

18ABR09/Richebourg(França): entrada do Cemitério Militar Português. [2]

18ABR09/Richebourg(França): entrada do Cemitério Militar Português.

Anualmente no Cemitério Militar Português de Richebourg são homenageados todos aqueles que "deram a vida" e participaram na 1ª Guerra Mundial. [3]

Anualmente no Cemitério Militar Português de Richebourg são homenageados todos aqueles que participaram na 1ª Guerra Mundial.

Só na Batalha de La Lys morreram cerca de 2000 soldados. Aqui estão sepultados 1861 militares portugueses. [4]

Só na Batalha de La Lys morreram cerca de 2000 soldados. Aqui estão sepultados 1861 militares portugueses.

18ABR09/Monumento de La Couture: inaugurado solenemente em 10NOV1928, este monumento é uma justa homenagem aos «SOLDADOS PORTUGUESES». [5]

18ABR09/Monumento de La Couture: inaugurado solenemente em 10NOV1928, esta obra do escultor António Teixeira Lopes é uma justa homenagem aos «SOLDADOS PORTUGUESES».